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5 - A necessária reorganização dos tempo e espaços na escola contemporânea
5 - A necessária reorganização dos tempo e espaços na escola contemporânea |
Ministrantes:
Dra. Maria Luisa Merino Xavier (UFRGS) Sala: 217 - prédio 11 |
Ementa: Educação Básica: o resgate de sua identidade e o desafio de sua recriação. As novas funções da escola na atualidade - espaço de humanização, civilização, disciplinamento, aquisição e produção de conhecimentos e de cultura - e as implicações na reorganização dos tempos e espaços escolares. A necessária criação de um projeto de inclusão social, não homogeneizante, que considere as questões de classe, gênero, raça, etnia, geração, que se entrelaçam na vida da população estudantil contemporânea. Escola - espaço de encontro de culturas, de aprendizagens efetivas, de resgate de novas dimensões na formação humana. Culturas infantis, adolescentes, juvenis e a cultura escolar – espaço de negociações. Políticas públicas, programas e ações governamentais em face dos projetos de Educação Integral. Políticas de Inclusão – repercussões no cotidiano escolar. População de incluídos e os processos de subjetivação, disciplinamento, e aprendizagens. A escola – instituição moderna responsável pelo disciplinamento da sociedade e pela produção do sujeito moderno – em tempos pós - modernos.