Trabalhos Aprovados
Nome |
Título |
Acácia Aparecida Pinto Bedim |
Tecnologias de Informação e Comunicação e a Formação de Professores Reflexivos |
Adenize Queiroz de Farias |
Por uma cultura inclusiva: a ação transformadora da mulher com deficiência rumo ao crescimento / fortalecimento de seus pais |
Adir Casaro Nascimento |
Alunos Índios urbanos- sujeitos ambivalentes, pois, afinal, quem é índio neste contexto? |
Adriana da Silva Thoma |
Diferença e diversidade na universidade: a inclusão de acadêmicos com deficiência na UFRGS |
Adriana da Silva Thoma |
Inclusão Escolar: estratégias de governamento dos sujeitos em formação docente |
Adriele da Silva Freitas Oliveira |
As crianças e o aprender na cultura digital: Novas perspectivas de letramento |
Adriene do Nascimento Adão |
Caminhos e (Des)Caminhos da Cultura Juvenil Revelada no Cinema |
Agatha Peres Nunes Matias |
Relações de gênero e fetichismo tecnológico nos filmes de James Bond |
Alana Martins Gonçalves |
A indispensabilidade dos profissionais de Educação Física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos: uma análise da revista do Conselho Federal de Educação Física |
Alesandra Maia Lima Alves |
Educação Financeira na Educação Básica |
Alessandra Miranda Mendes Soares |
Vulnerabilidade de jovens com deficiência: autoadvocacia como base da ruptura com o assujeitamento |
Alessandra Nery Obelar da Silva |
Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior:possibilidades e ações |
Alex Valadares Freitas |
O papel da cultura na construção da identidade individual - as teias e saturações |
Alexander de Freitas |
O cinema, a escrita e o presente: diálogos, encontros e problematizações |
Alexandra Garcia Mascarenhas |
Odeio Sociologia: uma análise sobre as representações dos estudantes através de uma comunidade virtual do Orkut. |
Alexandre Prinzler Karpowicz |
O empreendedorismo como "valor pedagógico": problematizações sobre a formação de docentes e supervisores escolares empreendedores |
Alexandre Vasconcelos Mazzoni. |
Futebol Americano: borrando fronteiras. |
Alexandro Braga Vieira |
Currículo e inclusão escolar: movimentos praticados em uma escola da rede estadual de ensino do espirito santo para a escolarizção de alunos com deficiência. |
Alexandro Braga Vieira |
Formação continuada e educação especial: pistas e sinais que professores e pedagogos apontam para a instituição de politicas públicas educacionais em tempos de inclusão escolar |
Aline Bertoldo Miranda |
Narrativas fotográficas: a influência na mídia na percepção de meio ambiente e cultura |
Aline Ferraz da Silva |
Terroristas do gênero na escola: a diferença travestida na educação formal |
Aline Monique Carvalho |
Adolescentes autores de ato infracional no espaço escolar |
Altair Alberto Fávero |
Articulação entre as atividades-meio da Universidade e a Educação Básica: implicações para o trabalho docente |
Aluska Peres Araújo |
A influência dos estudos culturais para combate a exclusão escolar das pessoas com deficiência: o Empoderamento como solução. |
Aluska Peres Araújo |
As contribuições dos conceitos de identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais para o campo da educação inclusiva |
Alvaro Moreira Hypolito |
Currículo (A)Normal ou (A)Normalidades Curriculares? |
Amanda Poletto |
O uso dos filmes infantis na inserção de valores: O uso do filme Como treinar o seu dragão na exploração do tema diversidade e preconceito |
Amélia Teresinha Brum da Cunha |
Presença Masculina Heterossexual na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Ana Carolina D. Escosteguy |
As relações classe/gênero no contexto dos estudos de identidade: apontamentos teóricos |
Ana Carolina Pereira da Silva Rosa |
Práticas pedagógicas e tecnologias digitais: concepções de conhecimento como portos ou viagens. |
Ana Cristina Crossetti Vidal |
Espaços escolares e cultura visual: tramando relações com a educação infantil |
Ana de Medeiros Arnt |
Enunciados de Genética Humana na Revista Ciência Hoje |
Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira |
Lições de segregação no documentário Do luto à luta |
Ana Lúcia Nunes Pereira |
As políticas públicas e os programas oficiais de formação de professores da educação infantil |
Ana Paula Jung |
Mãos em movimento... Olhares que estabelecem relações... Será possível teorizar o "ser" e o "estar" do surdo no mundo, sem imergir na cultura viva que se materializa dentro da comunidade surda? |
Ana Paula Lima Simões |
Crianças e mídias digitais:reflexão sobre a leitura e a escrita na cibercultura |
Ana Valéria de Figueiredo da Costa |
Fotos de Professoras da Primeira República na cidade do Rio de Janeiro: considerações tecidas através de uma análise visual sobre a profissão docente |
Ana Valéria de Figueiredo da Costa |
Internet e computadores: utilização cotidiana dos recursos da informática por futuros professores do Ensino Superior |
Ananda Pinto Cardoso |
Verde Amarelo e Branco: Pátria e Limpeza |
André Luiz Portanova Laborde |
Biopolíticas, Masculinidades e Mídia: a formação do sujeito saudável em tempos contemporâneos |
André Luiz Portanova Laborde |
O Biopoder e suas implicações na constituição discursiva dos Direitos Humanos e seus atravessamentos para o campo de saber da Educação Ambiental: ressonâncias do poder sobre a vida |
Andréa Bittencourt de Souza |
A dança no currículo formal das escolas: desafios da Contemporaneidade |
Andréa Senra Coutinho |
Questões étnicas e educativas na poética de Rosana Paulino |
Andréia Bonho Borba |
O ensino de filosofia e a experiência filosófica: considerações a partir de Nietzsche |
Andréia Bonho Borba |
Pensando a Educação através de uma proposta baseada na integração entre literatura e tecnologia: considerações a partir da obra "É Isso Ali", de José Paulo Paes |
Andresa Silva da Costa Mutz |
Os pobres do campo e a governamentalidade neoliberal: uma análise das representações dos sem-terra nos livros didáticos de história |
Anelise Barra Ferreira |
O fotografar com/por alunos na escola especial |
Anelise Knevitz Bartholdy |
O traçado dos ursos: masculinidades e histórias em quadrinhos. |
Anette Lopes Lubisco |
A produtiva parceria entre voluntariado e escola |
Angela Dillmann Nunes Bicca |
Mesclas irônicas: o pastiche na pedagogia do cinema de ficção científica |
Angela Francisca Almeida de Oliveira |
Arte instrumentalizada? Modos de ver o cinema por estudantes de Pedagogia |
Angela Maria Borba Cardoso |
Silêncios, gritos e afirmações de gênero e sexualidade nas Escolas Municipais |
Angela Maria Quaresma |
O reconto de histórias de literatura infantil por alunos dos anos iniciais - diálogo com diferentes linguagens |
Angela Nediane dos Santos |
A língua de sinais como estratégia para a promoção da inclusão: uma análise acerca do kit "Educação de Surdos"/MEC |
Angelica Silvana Pereira |
Quando o mais profundo é a pele e/ou o que está sobre ela: subjetivações juvenis em exibição |
Anie Pereira Goularte Gomes |
Entre Brechas e Fissuras: A centralidade da Cultura Surda no currículo do Curso de Letras Libras |
Anna Letícia Feichas |
A pesquisa de inspiração etnográfica com crianças: possibilidades e desafios |
Anna Luiza Araújo Ramos de Oliveira |
Tolerância, piedade, imposição? O discurso pela diversidade sexual (re)articulado por professores/as e gestores/as no cotidiano escolar. |
Antonio Carlos Amorim |
Guerra do almanaque - As representações da Segunda Guerra Mundial produzidas pela revista Eu Sei Tudo |
Antonio Carlos Amorim |
Reflexões sobre o espaço expositivo de Memento mori de Walmor Corrêa para a divulgação científica |
Antonio Hilario Aguilera Urquiza |
A construção da identidade e da diferença na mídia |
Antonio Hilario Aguilera Urquiza |
A criança indígena terena em contexto urbano - Interculturalidade e discriminação na escola |
Antonio Jaco Brand |
Instituições de ensino superior e acadêmicos indígenas frente aos desafios da autonomia de seus povos |
Antonio Jaco Brand |
PJ - constituição e representação da identidade de um aluno índio. |
Antônio Luiz de Moraes |
Estatística para inspeção perfomativa e governamento dos escolares |
Ariadna Pereira Siqueira Effgen |
Currículo e inclusão escolar: movimentos praticados em uma escola da rede estadual de ensino do espirito santo para a escolarizção de alunos com deficiência. |
Ariadna Pereira Siqueira Effgen |
Formação continuada e educação especial: pistas e sinais que professores e pedagogos apontam para a instituição de politicas públicas educacionais em tempos de inclusão escolar |
Arilu da Silva Cavalcante |
Olhares sobre Educação Empoderadora: da Lição de Coisas ao Corpo Consciente |
Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves |
Artes marciais e lutas: a produção de saberes no campo discursivo da educação física |
Aristóteles de Paula Berino |
Filmes vistos com jovens na escola: nos rastros de Rashomon, narrativas de uma pesquisa |
Ascanio joão Sedrez |
Experimentações curriculares a partir dos temas culturais: práticas e políticas curriculares na escola |
Augusto Schallenberger |
Ciberhumor nas comunidades surdas |
Aurisberg Leite Matutino |
Grupo de Teatro Venvê Parangolé: caminhos para ver, se ver e ser visto |
Bárbara Hees Garré |
Enunciados de Liberdade: colocando em suspenso as metanarrativas humanistas de autonomia e emancipação |
Barbara Rocha Richter |
Medicalização do ensino: Discursos sobre o TDAH na revista Nova Escola |
Beatriz Campos de Andrade |
Estudos Culturais e a dança: um encontro possível na Educação Física escolar |
Beatriz Vargas Dorneles |
Avaliação em Larga Escala: Matemática Inicial |
Bento Fagundes de Abreu |
Revistas, cultura visual e educação do olhar |
Betina Hillesheim |
Linhas menores de escrita - algumas reflexões |
Betina Schuler |
Círculo Restaurativo e a Escola: Tribunal da Inclusão |
Bianca Gonçalves da Silva |
A importância da literatura infantil na formação de identidades surdas |
Bruna Rocha Silveira |
A representação da pessoa com deficiência em Viver a Vida |
Camila Bettim Borges |
Espaços escolares e cultura visual: tramando relações com a educação infantil |
Camila Bettim Borges |
Infâncias softs - o corpo infantil narrado nos artefatos visuais |
Camila Oliveira Görgen |
Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno |
Camila Righi Medeiros Camillo |
Currículo, prática docente e educação de surdos: primeiras aproximações analíticas |
Camila Xavier Nunes |
Corporeidades e performances: juventudes na escuta na praça do skate |
Camile Moreira Alves |
Pais à vista: disciplina e controle no espaço escolar |
Camilo Darsie de Souza |
Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum: Representações de diferentes sujeitos fumantes nas campanhas brasileiras de combate ao fumo |
Camilo Darsie de Souza |
Espaço Geográfico e Biotecnologia: questões emergentes apresentadas no filme A Ilha |
Caren Cristina Sasset |
O mito alfabetizatório e a infância como empresário de si |
Carin Klein |
Políticas de inclusão social no Brasil contemporâneo e a educação da maternidade/paternidade |
Carla Fernanda Carvalho Thoen |
Cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul |
Carla Gonçalves Rodrigues |
Quem quer um "corpo perfeito"?: Ecos da mídia impressa na constituição da subjetividade masculina |
Carla Juliana Formulo Dhein |
Docência, gênero e condições de trabalho: professoras e o mal-estar docente |
Carla Simone Corrêa Marcon |
Amarelo, laranja e verde-limão: uma juventude colorida no compasso da pós-modernidade |
Carla Simone Corrêa Marcon |
Leio Mangás! Quer ser meu amigo? Juventude otaku na escola |
Carlos Eduardo Ferraço |
Currículos, cotidianos e culturas em narrativas e imagens |
Carlos Eduardo Ferraço |
Currículos, formação continuada de professores e hibridizações culturais tecidas nas redes dos cotidianos escolares |
Carlos Eugênio de Carvalho |
E agora? O príncipe virou sapo e a princesa também. Representações de Negritude no filme A princesa e o sapo |
Carlos Magno Naglis Vieira |
O espaço escolar das crianças indígenas urbanas de Campo Grande/MS: primeiras aproximações |
Carlos Roberto Martins |
Mãos em movimento... Olhares que estabelecem relações... Será possível teorizar o "ser" e o "estar" do surdo no mundo, sem imergir na cultura viva que se materializa dentro da comunidade surda? |
Carmen Irene Correia de Oliveira |
Os discursos sobre a cultura científica e a afirmação da ciência como saber |
Carola Freire Saraiva |
Arte instrumentalizada? Modos de ver o cinema por estudantes de Pedagogia |
Carolina Comerlato Sperb |
Disciplina de LIBRAS: Representações dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da UFRGS sobre os surdos |
Carolina Comerlato Sperb |
Duas professoras e um texto: analise dos diferentes olhares e saberes sobre a produção textual de uma aluna surda |
Carolina dos Reis |
A integralidade e os projetos políticos pedagógicos dos cursos de psicologia |
Carolina Hessel Silveira |
Analise de imagens em capas de livros sobre educação de surdos e libras |
Carolina Mendonça de Barros |
A mutação com o Professor Eisenman. Experiências de aprendizagem de projeto contemporâneo de Arquitetura. |
Caroline Braga Michel |
Relações de Poder entre as crianças em um recreio escolar |
Caroline Hermínio Maldonado |
O Pixel e a tradição: um diálogo na área indígena Te'ýikue |
Catarina Carneiro Gonçalves |
Bullying Escolar: ganhos da análise pelos Estudos Culturais da Educação |
Catiusa Kuchak Rosin |
Inovação Curricular numa Perspectiva Integradora dos Conteúdos Escolares |
cecilia hanna mate |
A produtividade da Didática: formas de ver, maneiras de dizer o planejamento de ensino |
Cíntia Bueno Marques |
Descrever sim, mas também evocar:A busca das sensibilidades em pesquisas (n)etnográficas na educação |
Cíntia Bueno Marques |
Privacidade compartilhada nas páginas do ORKUT: algumas reflexões sobre (novas) sensibilidades na contemporaneidade |
Clara Coelho Marques |
Com que roupa eu vou? Roupas Infantis: produzindo modos de ser menino e menina. |
Clarissa Afonso da Silveira |
Observatório de educação da ucs: um conceito potencializador da pesquisa, do diálogo e da informação |
Cláudia Amaral dos Santos |
Cuidar e educar em um manual de puericultura brasileiro na promoção de biopolíticas |
Claudia Falavigna Abbud |
Mídia e Educação nas organizações: redes discursivas conduzindo sujeitos |
Cláudia Machado |
Apontamentos sobre Currículo, Tempos e Espaços na Escola |
Cláudia Machado |
Silêncios, gritos e afirmações de gênero e sexualidade nas Escolas Municipais |
Claudia Regina das Chagas |
Tessituras identitárias contemporâneas de mulheres negras |
Cláudio Henrique Mourão |
Educação de surdos - retrocedendo para Milão. Será? |
Cláudio José de Oliveira |
A in/exclusão escolar e formação docente: nexos com os conceitos foucaultianos de governamentalidade, biopoder e biopolítica |
Cleildes Marques de Santana |
Inovação nas Universidades Públicas: Desafios e perspectivas para a (re)construção de trajetórias profissionais à luz da destruição criativa. |
Cleusa Valério Gabardo |
Contribuições de obras e manifestações artístico-culturais para o Estudo e análise da História da Educação: construindo uma disciplina |
Cristiane Becker Beise |
Estatuto da Igualdade Racial, Identidade Cultural e Educação |
Cristiane Figueiró Klovan |
Perspectivas de professores sobre o Ensino por Ciclos de Formação em Porto Alegre |
Cristiane Lima Terra |
A Identidade Surda articulada às Três Ecologias de Félix Guattari |
Cristiane Lima Terra |
Olhares Ouvintes sobre os Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais - TILS |
Cristiane Oliveira da Silva |
Leitura e escrita na sala de aula também é tarefa do professor de Ciências |
Cristiane Roberta Lang |
Encontros Movediços: Estranhamentos e Encantamentos entre a Escola e uma Comunidade Indígena Mbyá Guarani |
Cristina Rolim Wolffenbüttel |
A busca pela escolarização, através da ampliação da leitura e do senso estético: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
Cristina Rolim Wolffenbüttel |
A obrigatoriedade do ensino da música na escola e sua inserção no projeto político pedagógico |
Cristine Maria Warmling |
Demandas sociais, práticas curriculares e identidades profissionais na emergência e na crise do ensino e da profissão do cirurgião dentista brasileiro. |
Daiane Martins Bocasanta |
Educação Matemática em Cursos de Pedagogia: um estudo com professora dos anos iniciais |
Daiane Martins Bocasanta |
Infância e Sociedade de Consumidores: um estudo com crianças catadoras |
Daiane Pinheiro |
Produzindo Representações Acerca dos Sujeitos Surdos |
Daiane Pinheiro |
Youtube como espaço de legitimação de cultura surda |
Dalva Veronica Santana |
Jovens empreendedores e sêniores exemplares: identidades que se exibem na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios |
Dalva Veronica Santana |
O mundo "colorido e fashionista" de consumo e juventude na revista Gloss |
Daniel Mittmann |
"Idiotas, cretinos, desclassificados, ralé e escória"; reflexões sobre o discurso da mídia na cidade de Campinas - SP, acerca dos pichadores |
Daniela Amaral Silva Freitas |
Corporeidades infantis e juvenis demandadas no currículo da literatura infanto-juvenil |
Daniela Marques de Oliveira |
Educação de surdos: um olhar sobre a formação docente |
Daniela Medeiros de Azevedo |
Juventudes Evangélicas na Contemporaneidade |
Daniela Ripoll |
Pedagogias culturais e construção de corpos masculinos saudáveis na revista Men's Health |
Daniela Ripoll |
"Construa o corpo que ela curte": identidades culturais e produção de masculinidades na revista Men´S Health |
Daniela Takara |
A (in)disciplina discente nas pesquisas acadêmicas entre 1979 e 1999 |
Daniele de Paula Formozo |
Formação de professores de surdos: inclusão e bilingüismo |
Danielle Piontkovsky |
Currículos, formação continuada de professores e hibridizações culturais tecidas nas redes dos cotidianos escolares |
Danielle Piontkovsky |
Entre culturas, cotidianos e redes... Currículos em processos na formação profissional de nível médio |
Dárcia Amaro Ávila |
Os Corpos Generificados no Espaço Escolar: traçando diálogos na formação inicial |
Darlize Teixeira de Mello |
Avaliando a alfabetização e o letramento na rede municipal de ensino de Porto Alegre: Provinha Brasil |
Deise Azevedo Longaray |
Investigando a constituição de professores/as e universitários LGBT |
Delci Heinle Klein |
Certificado Município Alfabetizado: o prêmio como estratégia de governamento do analfabetismo |
Delton Aparecido Felipe |
Narrativas de docentes sobre a lei 10.639/2003 no espaço escolar |
Delton Aparecido Felipe |
Processo identitário na educação escolar e as narrativas sobre a negritude brasileira |
Denise da Silva Braga |
A homossexualidade do(a) professor(a), os(as) alunos(as) e as tecnologias virtuais: estigma e desqualificação social no Orkut |
Denise Raquel Rohr |
Histórias de vida de meninas-mães da periferia: um diálogo com as Políticas Públicas |
Denise Rosana da Silva Moraes |
O lugar da identidade em crianças da escola de fronteira. |
Denise Rosana da Silva Moraes |
Os Estudos Culturais nos cursos de Pedagogia: uma interlocução a ser tecida. |
Denise Santos Machry |
A integralidade e os projetos políticos pedagógicos dos cursos de psicologia |
Dilton Ribeiro do Couto Junior |
Reflexões Sobre as Relações de Professoras da Educação Infantil com as Mídias na Sala de Aula |
Diogo Souza |
Tecnologias informáticas e digitais na constituição das subjetividades em um laboratório de pesquisa |
Dione Moreira Nunes |
Educação de surdos: um olhar sobre a formação docente |
Dirce Djanira Pacheco e Zan |
Juventude, tecnologia e escola: algumas aproximações |
Dirnei Bonow |
A Vertente Pós-colonialista e o Currículo Escolar |
Doris Regina Barros da Silva |
Cia de Jovens Griots: Ancestralidade, Oralidade e Corporeidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade |
Eddy Ervin Eltermann |
A interferência do mercado nas políticas públicas e seus rebatimentos na ressignificação do papel da universidade: um estudo de caso do curso de turismo e hotelaria da UNIVALI |
Edilacir dos Santos Larruscain |
A produção de identidades na vertente da canção nativista estudantil: uma pedagogia cultural |
Edmir Aparecido Bergamo |
Os sistemas de avaliações das IES brasileiras: ferramenta de controle e intervenção do Estado neoliberal brasileiro na gestão das IES |
Edna Maria Marques Bonomo |
Inclusão e Políticas Públicas Intersetoriais: desafios na contemporaneidade |
Eduardo Rocha |
A mutação com o Professor Eisenman. Experiências de aprendizagem de projeto contemporâneo de Arquitetura. |
Egeslaine de Nez |
A importância da investigação no processo de Bolonha (espaço europeu do ensino superior - EEES) |
Elaine Beatriz Ferreira Dulac |
Sexualidade: Quem está autorizado a discutir este tema na escola? |
Elí Terezinha Henn Fabris |
A cultura afro-brasileira e sua produção cultural: uma análise do filme '360' |
Elí Terezinha Henn Fabris |
Uso de sites na pesquisa em educação: desafios contemporâneos para a investigação |
Eliane Kiss de Souza |
Avaliação em Larga Escala: Matemática Inicial |
Eliane Kiss de Souza |
Relação entre a proposta de formação docente no Brasil e estudos de Tardif e Lessard |
Elisa Reinhardt Piedras |
Mídia, consumo e educação no cotidiano infantil |
Elisabete Maria Garbin |
Achas meu visual bizarro? Eu, nem tanto! - efeitos visuais e processos de subjetivação de jovens que circulam nas metrópoles |
Elisabete Maria Garbin |
Entre tatuagens e piercings: marcas corporais em estudantes contemporâneos |
Elisabeth Brandão Schmidt |
A Identidade Surda articulada às Três Ecologias de Félix Guattari |
Elisandra Maria Nunes |
Identidades juvenis e espaço escolar: Constituindo outras possibilidades |
Elisandra Maria Nunes |
Propagandas midiáticas no campo da educação ambiental: governando sujeitos contemporâneos |
Elizabeth Diefenthaeler Krahe |
Relação entre a proposta de formação docente no Brasil e estudos de Tardif e Lessard |
Elizabeth Sarates Carvalho Trindade |
Contribuições da formação de professores para uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas: Um estudo de Caso no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS. |
Eloenes Lima da Silva |
A Gente Chega e se Apropria do Espaço! Graffiti e pichações demarcando espaços urbanos em Porto Alegre |
Eloenes Lima da Silva |
Descrever sim, mas também evocar:A busca das sensibilidades em pesquisas (n)etnográficas na educação |
Emerson Ferreira Gomes |
Einstein mostra a língua: A presença da Indústria Cultural na divulgação sobre a Teoria da Relatividade e suas consequências no Ensino de Ciências. |
Emilia Cristina Maia Farache |
Aprendendo a ser menino e ser menina: as propagandas de brinquedos infantis ensinam sobre gênero |
Erika Vanessa de Lima Silva |
Disciplina de LIBRAS: Representações dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da UFRGS sobre os surdos |
Eva Maria Luiz Ferreira |
Instituições de ensino superior e acadêmicos indígenas frente aos desafios da autonomia de seus povos |
Eva Teresinha de Oliveira Boff |
Inovação Curricular numa Perspectiva Integradora dos Conteúdos Escolares |
Fabiana de Brito Pires |
Lendo jornais: o que as reportagens nos falam acerca do envelhecimento |
Fabiana Rzytki |
Vamos brincar juntos?: A criança e suas experiências culturais a partir do brincar |
Fabiane Cristina Santana |
A configuração da prática na Educação Infantil: Uma perspectiva histórica |
Fabiane Ferreira da Silva |
A engenharia elétrica: espaço masculino, presença feminina |
Fabiane Freire França |
As discussões de gênero na escola: um relato de experiência |
Fabiane Freire França |
Jogo de regras: uma possibilidade de representação do outro? |
Fabiane Lopes Teixeira |
Currículo (A)Normal ou (A)Normalidades Curriculares? |
Fabiane Olegário |
Linhas menores de escrita - algumas reflexões |
Fabiano de Oliveira Moraes |
A oralidade pede a palavra: o respeito à 'fala' do aluno na sala de aula |
Fabiano de Oliveira Moraes |
A vitória do saber camponês em contos tradicionais do Brasil |
Fabiano Souto Rosa |
O que sinalizam os professores surdos sobre Literatura Surda em livros digitais. |
Fabio Reynol de Carvalho |
Guerra do almanaque - As representações da Segunda Guerra Mundial produzidas pela revista Eu Sei Tudo |
Felipe Batistella Alvares |
A Pedagogia da autenticidade: as identidades produzidas nos discursos nativistas |
Felipe Leão Mianes |
Cultura(s) das pessoas com deficiência |
Fernanda de Camargo Machado |
Currículo, prática docente e educação de surdos: primeiras aproximações analíticas |
Fernanda Morais de Souza |
Pedagogias culturais na infância: entre bonecos e crianças |
Fernanda Zanette Garbini |
A in/exclusão escolar e formação docente: nexos com os conceitos foucaultianos de governamentalidade, biopoder e biopolítica |
Fernando Bomfim Mariana |
Educação integral, cultura libertária e infância |
Fernando Cézar de Andrade |
Bullying Escolar: ganhos da análise pelos Estudos Culturais da Educação |
Flávia Ciane Assmann Castro |
Como acaba a balada do jovem? |
Flávia Ciane Assmann Castro |
Guerreiros na noite |
Flávia Garcia Guidotti |
Do intolerável ao impensável: potências educativas de dois filmes cruéis |
Flávio Anício Andrade |
O projovem urbano e a formação do "protagonista social": política de educação ou de contenção social? |
Franciele Favero |
Práticas pedagógicas sobre o ambiente a partir do cinema e da fotografia |
Francielle Cantarelli Martins |
A família ouvinte de acadêmicos surdos: reflexões sobre o contato |
Gabriela Cesa |
Diálogo intercultural e educação: entre o universalismo e o relativismo na proteção dos direitos humanos |
Gabriela Falcão Klein |
Experiência e cibercultura em uma abordagem da revista Capricho |
Gabriela Schneider Macedo |
Os corpos no ciberespaço |
Gabriele Nigra Salgado |
Das descobertas: construção de uma pesquisa de Educação e fotografia |
Geiva Carolina Calsa |
As discussões de gênero na escola: um relato de experiência |
Georgia Maria Puluceno |
Trabalho docente e a interculturalidade: Dimensões culturais na prática docente |
Gerlandia de Castro Silva |
Os lugares do conhecimento sobre homossexualidade e educação: produções em teses nos Programas de Pós-Graduação das Universidades Federais Brasileiras no período de 2005-2010 |
Gicele Maria Cervi |
Diversidade cultural e educação: em tempos de governamentalidade |
Gicele Maria Cervi |
Governamentalidade e escolarização: aprendizagens de gestão |
Gilliatt Moraes Giudice |
Filmes vistos com jovens na escola: nos rastros de Rashomon, narrativas de uma pesquisa |
Gilmar Barg |
A Contribuição dos Estudos Pós-Coloniais para a Educação |
Gionara Tauchen |
Articulação entre as atividades-meio da Universidade e a Educação Básica: implicações para o trabalho docente |
Gionara Tauchen |
Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior:possibilidades e ações |
Gisele Costa Ferreira da Silva |
Investigando representações visuais e estereótipos através da cultura visual |
Gisele Massola |
Mesclando pertencimentos e constituindo identidades: como ser leitor, mediador e voluntário em práticas de uma biblioteca comunitária |
Gisvaldo Bezerra Araújo-Silva |
Mudanças de métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira: ampliando as estratégias para o governo dos sujeitos escolares |
Giuliano Souza Andreoli |
Panorama da produção sobre gênero, sexualidade e dança nos estudos culturais |
Glauber Resende Domingues |
O cinema como elemento catalisador para um multiculturalismo musical |
Glaucia Cabral Moraes |
Governamentalidade, SAERS e estatística: o governo da população escolar no sistema estadual de educação do Estado do Rio Grande do Sul |
Graciele Marjana Kraemer |
Inclusão Escolar: estratégias de governamento dos sujeitos em formação docente |
Graziele Gonçalves Fülber |
Representações sobre a Infância Surda em um contexto de Educação Infantil |
Gustavo da Silva Kern |
Ações afirmativas e inclusão social: generalidades e especificidades |
Gustavo Gilson Sousa de Oliveira |
As identidades cristãs e o currículo no Brasil |
Gustavo Zambenedetti |
Uma análise da emergência do 'sujeito cerebral' em dois telejornais brasileiros |
Halline Mariana Santos Silva |
Tempo, extensões e (des) continuidades: o cinema como referência cultural da juventude |
Helena Maria dos Santos Felício |
Escola de Tempo Integral em Minas Gerais: Desafios para a construção do currículo na perspectiva de uma Educação Integral |
Iara de Oliveira Gomes |
Processo identitário na educação escolar e as narrativas sobre a negritude brasileira |
Iara Tatiana Bonin |
Outras histórias: a literatura infantil de autoria indígena em foco |
Ilda Maria Baldanza Duarte |
Internet e computadores: utilização cotidiana dos recursos da informática por futuros professores do Ensino Superior |
Ileana Wenetz |
Ser Criança no Espaço da Cidade: configurações do brincar |
Inês Bueno Krahe |
A Escrita de Si nos Relatórios de Estágio |
Inês Hennigen |
Mídia jornalística: estratégias que produzem lições de vida |
Inês Hennigen |
Processos educacionais em jogos digitais MMORPGs: políticas de gênero |
Inez Reptton Dias |
Causos do Cerrado: a construção de um audiovisual para promover a cultura de uma comunidade rural |
Ingrid Roque Pérez |
A criança indígena terena em contexto urbano - Interculturalidade e discriminação na escola |
Iolanda Montano dos Santos |
O Imperativo da inclusão e uma nova ordem social |
Isabel Silveira dos Santos |
Pedagogias do palco no teatro do final do século XIX e início do século XX |
Isabela Dutra Corrêa da Silva |
"Passe na UFRGS" - discursos e saberes que consituem o imaginário juvenil sobre a UFRGS |
Isabela Dutra Corrêa da Silva |
Achas meu visual bizarro? Eu, nem tanto! - efeitos visuais e processos de subjetivação de jovens que circulam nas metrópoles |
Itaise Moretti de Lima |
Sujeitos constituídos pela linguagem |
Ivanize Christiane Honorato |
A cinderela pode ser negra? Construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
Ivanize Christiane Honorato |
Entre Cinderelas negras, Meninas Bonitas e Cabelos de Lelê: o papel da literatura infantil na implementação da lei 10.639/2003 |
Jacobus B. M. Edwin Giebelen |
Relações entre os Estudos Culturais e o ponto de intersecção do binômio educação-tecnologia. |
Jairo Antonio da Cruz |
Educação e Trabalho em Tempos de Concorrência |
Jamil Cabral Sierra |
Diversidade sexual e educação: notas sobre as estratégias biopolíticas de controle da população LGBT |
Janaina Fagundes de Moraes |
Para além de um corpo perfeito |
Janete Inês Müller |
Experiências literárias de surdos |
Jaqueline de Menezes Poças |
Os compromissos recíprocos entre formação docente e racionalidade política: o caso dos projetos de trabalho |
Jeane Félix da Silva |
Jovens que educam outros/as jovens: reflexões sobre participação juvenil e educação de pares |
Jeison Leandro Rückert |
A constituição de jovens sujeitos morais em instituições de educação não-formal. |
Jemima Queiroz da Silva |
Dos hábitos aos habitus: o letramento autônomo na formação de identidades |
Jéssica Martins da Silva |
Dançando nos Anos Iniciais: a participação de meninos e meninas nos grupos de dança escolares |
Joanalira Corpes Magalhães |
Os Corpos Generificados no Espaço Escolar: traçando diálogos na formação inicial |
Joanalira Corpes Magalhães |
Qual é o sexo do seu cérebro? Analisando a veiculação dos discursos científicos em revistas brasileiras e a produção das identidades sexuais |
João Carlos Amilibia Gomes |
Um estudo prévio sobre representações de outro em apostilas dos sistemas de ensino |
João Paulo de Souza da Silva |
Contribuições de obras e manifestações artístico-culturais para o Estudo e análise da História da Educação: construindo uma disciplina |
Joelma Fabiane Ferreira Almeida |
Relações entre os Estudos Culturais e o ponto de intersecção do binômio educação-tecnologia. |
Joice Araújo Esperança |
Infâncias contemporâneas e consumo: tensionamentos para pensar a Educação Ambiental e a Escola |
Joice Rejane Pardo Maurell |
As verdades sobre o corpo: um olhar sobre os registros nos cadernos de chamada da década de 80 |
Joiciane Gonçalves Farias |
Enunciados de Genética Humana na Revista Ciência Hoje |
Jorge Leal Eiró Da Silva |
La Movida Mangueirosa - Transmutações Culturais na Contemporaneidade |
José Anchieta de Oliveira Bentes |
Construção de um paradigma para analisar o fenômeno da (a)normalidade |
Jose Francisco Nogueira |
O Pixel e a tradição: um diálogo na área indígena Te'ýikue |
Jose Francisco Nogueira |
Pintura de Celulose: uma proposição sobre a voz indígena na mediação audiovisual |
José Licínio Backes |
A ressignificação das identidades/diferenças de gênero no gt "gênero, sexualidade e educação" da ANPED |
José Licínio Backes |
Os estudantes de pedagogia e as representações de crianças indígenas |
José Luiz Straub |
A Arquitetura Escolar Modena e a constituição de sujeitos corporalmente submissos e úteis |
José Vicente de Souza Aguiar |
Os missionários jesuítas na Amazônia e o desejo de transformar os indígenas |
Joséli Pasetto Bittencourt |
Alienados, dependentes, incomunicáveis: os surdos no cenário midiático |
Josemar de Campos Maciel |
Pintura de Celulose: uma proposição sobre a voz indígena na mediação audiovisual |
Josiane Vian Domingues |
A pedagogização de corpos a partir do body modification: produzindo feminilidades |
Joyce Otânia Seixas Ribeiro |
A pesquisa sobre currículo e gênero no solo dos Estudos Culturais: cartografando a etnografia pós-moderna |
Julia Paula Nascimento de Souza |
Cursos de língua brasileira de sinais: espaço de formação de professores de surdos? |
Julia Schadeck Locatelli |
Práticas pedagógicas sobre o ambiente a partir do cinema e da fotografia |
Juliana Veiga de Freitas |
Educação integral: desafio na escola contemporânea |
Juliana Achcar |
Um estudo sobre o consumo do Programa Supernanny |
Juliana Aparecida Dal Pizzol |
O desenho animado: modos de ser e pensar no universo infantil |
Juliana Cardoso Pereira |
A reforma das licenciaturas na ufpel: o estudo da reformulação do projeto do curso de licenciatura em artes visuais/UFPEL |
Juliana Cardoso Pereira |
Produtividade do discurso "Ciência, tecnologia e sociedade" na Revista Química Nova na Escola |
Juliana Cezimbra |
Cenas do atendimento educacional especializado: problematizando o currículo na educação de surdos |
Juliana de Favere |
Diversidade cultural e educação: em tempos de governamentalidade |
Juliana de Oliveira Pokorski |
Diferença sinalizada: experiências de surdos acadêmicos |
Juliana Geanezini Rodrigues |
O reconto de histórias de literatura infantil por alunos dos anos iniciais - diálogo com diferentes linguagens |
Juliana Kalene Castro da Costa |
Representações juvenis na coleção literária "Projeto Adolescer" |
Juliana Lapa Rizza |
"Durante a minha formação não obtive muitas informações sobre esse tema.": discutindo sexualidade na formação inicial |
Juliana Meregalli Schreiber |
Educação Matemática em Cursos de Pedagogia: um estudo com professora dos anos iniciais |
Juliana Meregalli Schreiber |
Infância e Sociedade de Consumidores: um estudo com crianças catadoras |
Juliana Prochnow dos Anjos |
Sentidos Atribuídos ao Brincar nos Currículos da Educação Infantil |
Juliana Ribeiro de Vargas |
Entre tatuagens e piercings: marcas corporais em estudantes contemporâneos |
Juliana Ribeiro de Vargas |
Quer ficar comigo? Protagonismo feminino em relações de afeto contemporâneas |
Juliana Sanches dos Santos |
Olhares Ouvintes sobre os Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais - TILS |
Juliane Soares Falcao Gaviao |
Concepções de infância na pesquisa com crianças: quais as contribuições dos Estudos Culturais |
Juslaine de Fátima Nogueira |
A normalidade em suspeita - ou sobre quando a diferença joga no labirinto |
Kamila Lockmann |
A inclusão como princípio neoliberal regulador do mercado e da população |
Kamila Lockmann |
A Moralização dos Infantis: produzindo valores, interesses e comportamentos desejáveis |
Karen Cristina Cavagnoli |
Educação inclusiva: pensando o processo de inclusão escolar de crianças provenientes de grupos nômades |
Karina Avila Pereira |
Formação de professores de surdos: inclusão e bilingüismo |
Karla Saraiva |
A produtiva parceria entre voluntariado e escola |
Karla Saraiva |
O governamento da conduta financeira pelo site MYMONEY.GOV |
Karyne Dias Coutinho |
Cinema e Educação: um olhar pós-estruturalista |
Katia Luciane Duarte da Rosa |
A letra cursiva: uma prática constituida histórica e culturalmente, produzindo o aluno "ideal" |
Kátia Soares Coutinho |
Relendo a leitura |
Keila Cardoso Teixeira |
A disciplina libras no ensino superior: espaço de formação de futuros professores |
Keila Vieira de Sousa |
Crônicas pela janela: esboços de Cultura em Rachel de Queiroz (1910-2003) e Maria Judite de Carvalho (1921-1998) |
Késia Mara dos Santos Melo |
Sudoku: um momento possível de discussão sobre cultura, identidade e diferença na escola |
Lara Elisa Latância |
Biblioteca Municipal de Valinhos: uma história possível de ser escrita |
Larissa Mendonça Lirio |
A disciplina Libras e a formação inicial de professores |
Lauriceia Tomaz da Silva |
A influência dos estudos culturais para combate a exclusão escolar das pessoas com deficiência: o Empoderamento como solução. |
Lauriceia Tomaz da Silva |
Autoadvocacia na ótica dos Estudos Culturais: um caminho para romper com a invisibilidade das pessoas com deficiência |
LAvínia Schwantes |
A ciência em vídeos de divulgação da Rede Novos Talentos de três universidades da região Sul |
Lays Nascimento Santos |
Francisco Ferrer y Guardia e a experiência da escola moderna |
Leandro Belinaso Guimarães |
Das descobertas: construção de uma pesquisa de Educação e fotografia |
Leandro Belinaso Guimarães |
Modos de fazer pesquisa em Estudos Culturais: um estudo com brincantes de coco e ciranda da Paraíba |
Leda Maria de Barros Guimarães |
Grupo de Teatro Venvê Parangolé: caminhos para ver, se ver e ser visto |
Leda Maria de Barros Guimarães |
Laila: apontamentos sobre autobiografia, sexualidade e educação em quadrinhos |
Leni Vieira Dornelles |
Pedagogias culturais na infância: entre bonecos e crianças |
Leonardo Kerkhoven |
O governamento da conduta financeira pelo site MYMONEY.GOV |
Letícia Aline Back |
Educação inclusiva: pensando o processo de inclusão escolar de crianças provenientes de grupos nômades |
Letícia Fonseca Richthofen de Freitas |
A construcão de identidades docentes a partir da experiência de estágio |
Letícia Germano |
Representação de letramento em duas obras de literatura infantil |
Letícia Prezzi Fernandes |
Casar: eis a questão? Notas sobre o ritual contemporâneo do casamento |
Liane Camatti |
Atravessamentos culturais nas práticas de organização da comunidade surda |
Lilian Alboz |
Escola, currículo e educação infantil: considerações sobre o governo da infância e da diversidade |
Lilian Cristina Gramorelli |
Educação Física: práticas corporais, mídia e cotidiano escolar |
Lilian Pereira Menenguci |
Gregory Bateson e as conexões entre a escola, a educação e o trabalho docente |
Lilian Pereira Menenguci |
Inclusão e Políticas Públicas Intersetoriais: desafios na contemporaneidade |
Lilian Ucker Perotto |
A relação acadêmica de estudantes brasileiros em Barcelona: um estudo para pensarmos uma pedagogia internacional |
Lilian Ucker Perotto |
Construindo histórias a partir de relações entre educação, distancia e inovação |
Liliane Costa Birnfeld |
Concepções de Alunos sobre In/Disciplina Escolar |
Lirian Sifuentes |
As relações classe/gênero no contexto dos estudos de identidade: apontamentos teóricos |
Lisandra Veiga dos Santos Lautert |
Programa Projovem Urbano: construindo modos de ser jovem |
Lisli Seibert |
Cinema e juventude: na (trans)formação do sujeito ético |
Lívia de Rezende Cardoso |
Arquitetura do laboratório escolar de ciências, currículo e subjetivação |
Lodenir Becker Karnopp |
Experiências literárias de surdos |
Loredana Susin |
Tecnologias informáticas e digitais na constituição das subjetividades em um laboratório de pesquisa |
Lourdes Helena Dummer Venzke |
"Tu és guardiã da vida, da poesia e do amor": docência e gênero na cidade de Pelotas |
Lucas Aguiar Goulart |
Processos educacionais em jogos digitais MMORPGs: políticas de gênero |
Lucas Nunes Ogliari |
A matemática e as diferentes matemáticas na história: personagens do ensino de matemática |
Lucia de Fatima Estevinho Guido |
Causos do Cerrado: a construção de um audiovisual para promover a cultura de uma comunidade rural |
Lucia de Fatima Estevinho Guido |
Narrativas fotográficas: a influência na mídia na percepção de meio ambiente e cultura |
Lúcia Loner Coutinho |
Identidade de mulheres negras no rap de Antônia |
Lúcia Matias da Silva Oliveira |
Professores e Alunos: Perspectivas de uma relação sóciocultural |
Lúcia Schneider Hardt |
A fadiga das palavras e o espírito livre. |
Luciana Piccoli |
A pesquisa de inspiração etnográfica com crianças: possibilidades e desafios |
Luciana Piccoli |
Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno |
Luciana Rodrigues |
Mídia jornalística: estratégias que produzem lições de vida |
Lucila Santos de Abreu |
Monteiro Lobato e a produção cultural: nossas memórias do Sitio do Picapau Amarelo |
Lucilaine dos Santos Oliveira |
Os significados de ser criança nas vozes infantis: problematizando as infâncias como construções sócio-históricas e culturais |
Lucilene dos Santos Pacheco |
Currículo intercultural, bilingue e deferenciado: trançados entre o RCNEI e Educação Escolar Indígena |
Lucyenne Matos da Costa Machado |
A disciplina libras no ensino superior: espaço de formação de futuros professores |
Lucyenne Matos da Costa Machado |
Cursos de língua brasileira de sinais: espaço de formação de professores de surdos? |
Luis Fernando Lazzarin |
A Pedagogia da autenticidade: as identidades produzidas nos discursos nativistas |
Luis Fernando Lazzarin |
A produção de identidades na vertente da canção nativista estudantil: uma pedagogia cultural |
Luís Henrique Sacchi dos Santos |
Espaço Geográfico e Biotecnologia: questões emergentes apresentadas no filme A Ilha |
Luís Henrique Sacchi dos Santos |
Posso encomendar um filho como eu quiser?A propaganda das possibilidades da reprodução artificial em um jornal gaúcho |
Luis Paulo De Carvalho Piassi |
O uso dos filmes infantis na inserção de valores: O uso do filme Como treinar o seu dragão na exploração do tema diversidade e preconceito |
Luis Paulo De Carvalho Piassi |
Relações de gênero e fetichismo tecnológico nos filmes de James Bond |
Luísa Moutinho Cavalcante |
Vamos brincar juntos?: A criança e suas experiências culturais a partir do brincar |
Luiz Felipe Zago |
Uma política do armário na sociabilidade gay online |
Luiz Renato Dias Gomes Padilha |
Francisco Ferrer y Guardia e a experiência da escola moderna |
Luriam Cruz da Silva |
Pedagogia da imagem e as Culturas Juvenis |
Madalena Klein |
Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos |
Madalena Klein |
O que sinalizam os professores surdos sobre Literatura Surda em livros digitais. |
Maíra Abrunhoza De Martini Duarte |
(Des)caminhos investigativos em resumos de teses e dissertações |
Maira Ferreira |
Produtividade do discurso "Ciência, tecnologia e sociedade" na Revista Química Nova na Escola |
Mara Rejane Vieira Osório |
... Agora, é a gente com a gente mesmo! |
Marc Emerim |
O que se ensina e se aprende nos relatórios finais de prática de ensino |
Marcia Gomes Eleutério da Luz |
Adolescentes autores de ato infracional no espaço escolar |
Marcia Gomes Eleutério da Luz |
Representações sociais no cinema: reflexões da análise fílmica no contexto escolar |
Márcia Lise Lunardi-Lazzarin |
Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos |
Márcia Lise Lunardi-Lazzarin |
Youtube como espaço de legitimação de cultura surda |
Marcia Torres Neri Soares |
Políticas Públicas para Inclusão de Pessoas com Deficiência e Estudos Culturais: um Lugar de Direito |
Márcio Neres dos Santos |
pedagogias culturais e construção de corpos masculinos saudáveis na revista Men's Health |
Márcio Neres dos Santos |
"construa o corpo que ela curte": identidades culturais e produção de masculinidades na revista Men´S Health |
Marco Aurelio Freire Ferraz |
A MEDicalização do saber , a incapacidade e a escola |
Marcos Garcia Neira |
Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física |
Marcos Garcia Neira |
Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética |
Marcos Vinicius da Silva Goulart |
O poder jovem: uma análise dos discursos sobre a rebeldia da juventude |
Maria Alice Canzi Ames |
"Algumas constatações na aplicação do projeto piloto do estudo comparativo sobre violências e indisciplinas nas escolas". |
Maria Carolina da Silva |
Narrativas sobre velhice e infância: uma análise do filme up: altas aventuras |
Maria Carolina da Silva |
Os conceitos de currículo e cultura em dois momentos da Escola Plural de Belo Horizonte |
Maria Claudia Rodrigues |
Representações e Pedagogias do Turismo Rural: Ensinando a Ser Agroecológico |
Maria Cristina De Lima |
"No recreio também se aprende!" Brinquedos e Brincadeiras produzindo sujeitos infantis na contemporaneidade |
Maria Cristina Viana Laguna |
Duas professoras e um texto: analise dos diferentes olhares e saberes sobre a produção textual de uma aluna surda |
Maria de Fátima da Costa Gonçalves |
Políticas públicas ou polícia armada para combater a violência em meio escolar? ressignificando algumas questões |
Maria Emilia de Lima |
Orientações curriculares do Município de São Paulo na área de Educação Física: perspectivas dos Estudos Culturais. |
Maria Fatima Menegazzo Nicodem |
A mídia fílmica no ensino de literatura e a abordagem do |
Maria Helena Rodrigues Paes |
O cinema nacional "ensinando" sobre o encontro entre índios e sujeitos ocidentais |
Maria Inez Quevedo Rivas |
A construcão de identidades docentes a partir da experiência de estágio |
Maria Isabel Edelweiss Bujes |
Os compromissos recíprocos entre formação docente e racionalidade política: o caso dos projetos de trabalho |
Maria Janete Soligo Baldissera |
Adolescentes em Conflito com a Lei e Propostas de Vivências para sua Normalização |
Maria Lívia Conceição Marques Ramos Gonçalves |
Reflexões sobre o espaço expositivo de Memento mori de Walmor Corrêa para a divulgação científica |
Maria Lúcia Castagna Wortmann |
Mesclas irônicas: o pastiche na pedagogia do cinema de ficção científica |
Maria Raidalva Nery Barreto |
As políticas públicas e os programas oficiais de formação de professores da educação infantil |
Maria Renata Alonso Mota |
As crianças de seis anos no Ensino Fundamental: uma questão de inclusão social |
Maria Rita de Assis César |
Diversidade sexual e educação: notas sobre as estratégias biopolíticas de controle da população LGBT |
Maria Rosangela Carrasco Monteiro |
Todos os Alunos Podem Aprender: A Inclusão de Alunos com Deficiências no III Ciclo |
Maria Simone Vione Schwengber |
A Generificação dos Corpos e a Formação das Identidades de Gênero na Infância |
Maria Simone Vione Schwengber |
Histórias de vida de meninas-mães da periferia: um diálogo com as Políticas Públicas |
Mariangela Momo |
E agora? O príncipe virou sapo e a princesa também. Representações de Negritude no filme A princesa e o sapo |
Mariangela Momo |
O cinema, a escrita e o presente: diálogos, encontros e problematizações |
Mariangela Rosa Pereira |
Gênero, Sexualidade, Amor Romântico e Infância nas telas do cinema |
Marília Menezes Nascimento Souza |
Currículo e cultura: uma interação que requer outros caminhos metodológicos de investigação |
Marina Paulino |
A infância, a trama, o equilíbrio ameaçado: sobre algumas experiências de resistência |
Mário Luiz Ferrari Nunes |
Estudos Culturais e a dança: um encontro possível na Educação Física escolar |
Mário Luiz Ferrari Nunes |
Frankenstein e suas criaturas: o currículo-criador e os alunos-montros na formação inicial em Educação Física |
Marisa de Mello Luvielmo |
A educação ambiental como dispositivo de segurança na sociedade contemporânea |
Marisa Teresinha Teuschel |
Viva o método... ou, viva o método sem método! |
Marise Basso Amaral |
O que se ensina e se aprende nos relatórios finais de prática de ensino |
Maristela Rosso Walker |
O lugar da identidade em crianças da escola de fronteira. |
Maristela Rosso Walker |
Os Estudos Culturais nos cursos de Pedagogia: uma interlocução a ser tecida. |
Marlon de Campos Mateus |
Youtube e o fascínio da imagem na escola |
Marlucy Alves Paraìso |
Arquitetura do laboratório escolar de ciências, currículo e subjetivação |
Marlucy Alves Paraìso |
Crueldade da Cultura, Crueldade do Currículo: cartas para uma exigência ética da crueldade curricular |
Marta Campos de Quadros |
Corporeidades e performances: juventudes na escuta na praça do skate |
Marta Cristina Cezar Pozzobon |
A formação de professores - uma invenção |
Marta Cristina Friederichs |
Ser star e a fabricação de corpos femininos |
Mauricia Evangelista dos Santos |
A municipalização da educação infantil em Salvador e as implicações sobre a formação em serviço das profissionais que atuam nas creches |
Maurício dos Santos Ferreira |
A inclusão como princípio neoliberal regulador do mercado e da população |
Mayara Bataglin |
Artefatos da Cultura Surda: Elementos Estratégicos no Ensino da Língua de Sinais. |
Méri Rosane Santos da Silva |
A infância em vulnerabilidade social: modos de produção e gerenciamento |
Méri Rosane Santos da Silva |
Relações de Poder entre as crianças em um recreio escolar |
Michel Carvalho de Moura |
Quem quer um "corpo perfeito"?: Ecos da mídia impressa na constituição da subjetividade masculina |
Michele Barcelos Doebber |
Ações afirmativas e inclusão social: generalidades e especificidades |
Michele Barcelos Doebber |
Biopolítica, educação e a questão racial |
Michele Carossi |
"O bom professor deve...": os discursos dos Concursos Públicos para professores e professoras da Educação Básica |
Mirian de Albuquerque Aquino |
Racismo e Infância: uma análise sobre o corpo negro nas ima(r)gens dos livros infantis. |
Mirtes Lia Pereira Barbosa |
Saúde e curriculo produzindo sujeitos para a sociedade contemporânea |
Moema Guedes Urquiza |
A construção da identidade e da diferença na mídia |
Mônica Alves Silva |
Juventude, tecnologia e escola: algumas aproximações |
Monica Fantin |
Mídia-Educação e Estudos culturais: o contexto e a centralidade do sujeito em uma pesquisa sobre usos de mídia e consumos culturais |
Mônica Fogaça |
Blog no ensino de ciências: um espaço de contestação e produção de identidades |
Mônica Zavacki de Morais |
Entre Brechas e Fissuras: A centralidade da Cultura Surda no currículo do Curso de Letras Libras |
Monique de Oliveira Silva |
Pedagogia da imagem e as Culturas Juvenis |
Morgana Bozza |
Cada dia é um dia: jovens privados de liberdade e escolas inseridas |
Morgana Kich |
O ensino de filosofia e a experiência filosófica: considerações a partir de Nietzsche |
Morgana Kich |
Pensando a Educação através de uma proposta baseada na integração entre literatura e tecnologia: considerações a partir da obra "É Isso Ali", de José Paulo Paes |
Nádia Geisa Silveira de Souza |
Aborto: implicações no governo dos corpos e do viver/morrer... |
Nádia Geisa Silveira de Souza |
Lendo jornais: o que as reportagens nos falam acerca do envelhecimento |
Nair Iracema Silveira dos Santos |
O poder jovem: uma análise dos discursos sobre a rebeldia da juventude |
Nathiele dos Santos Jacovais |
Concepções e Princípios da profissionalização de Jovens e Adultos: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) |
Neila Seliane Pereira Witt |
Aborto: implicações no governo dos corpos e do viver/morrer... |
Nelci Aparecida Zanette Rovaris |
A mídia fílmica no ensino de literatura e a abordagem do |
Nélia Mara da Costa Barros |
Educação Financeira na Educação Básica |
Nelsi Antonia Pabis |
História e cultura afro no Ensino Fundamental e Médio |
Nelson Vieira da Fonseca Faria |
A linguagem do cinema e o jovem na sala de aula |
Neucélia Meneghetti de Pieri |
Arte e Mídia no Currículo Escolar: indagações e possibilidades |
Neuza Maria de Fátima Guareschi |
Verde Amarelo e Branco: Pátria e Limpeza |
Nilda Stecanela |
Cada dia é um dia: jovens privados de liberdade e escolas inseridas |
Nilda Stecanela |
Observatório de educação da ucs: um conceito potencializador da pesquisa, do diálogo e da informação |
Nyna Taylor Gomes Escudero |
Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética |
Olivier Allain |
"Mulheres exatas e da terra": Mapeando campos de estudo e questionando gêneros nas ciências |
Pâmela Peregrino da Cruz |
A dimensão pedagógica do Teatro do Oprimido e sua inserção nas escolas |
Pâmela Vicentini Faeti |
Jogo de regras: uma possibilidade de representação do outro? |
Patrícia Abel Balestrin |
"Nem toda brasileira é bunda": gênero e brasilidade no cinema nacional |
Patricia Bieging |
Bullying no ambiente escolar: relatos de crianças sobre esta prática entre os seus pares |
Patricia Bieging |
No clique do mouse: práticas de consumo na rede WWW entre crianças |
Patrícia Camini |
A caligrafia escolar na Contemporaneidade e a normalização das escritas infantis |
Patrícia Daniela Maciel |
A reforma das licenciaturas na ufpel: o estudo da reformulação do projeto do curso de licenciatura em artes visuais/UFPEL |
Patrícia Ignácio |
O discurso do consumo nas pedagogias do desenho animado e o governamento das subjetividades infantis |
Patrícia Moura Pinho |
Matemática e práticas sociais: tensionamentos possíveis entre numeralização e numeramento |
Paula Corrêa Henning |
Propagandas midiáticas no campo da educação ambiental: governando sujeitos contemporâneos |
Paula Cristina de Lima Cesar |
Como acaba a balada do jovem? |
Paula Cristina de Lima Cesar |
Guerreiros na noite |
Paula de Oliveira Neves |
Educação de meninos e meninas: existem expectativas diferenciadas para suas aprendizagens na escola de educação infantil? |
Paula Deporte de Andrade |
O mundo "colorido e fashionista" de consumo e juventude na revista Gloss |
Paula Deporte de Andrade |
Os anúncios publicitários da Revista Veja como pedagogia: ensinando a ser menina/menino de um certo tipo |
Paula Regina Costa Ribeiro |
Investigando a constituição de professores/as e universitários LGBT |
Paula Regina Costa Ribeiro |
Qual é o sexo do seu cérebro? Analisando a veiculação dos discursos científicos em revistas brasileiras e a produção das identidades sexuais |
Paula Tatiane de Azevedo |
Gênero, Maternidade e Cinema: ensaio de análise fílmica sobre Zuzu Angel |
Paulo Fernando Pires da Silveira |
Construção de identidades juvenis através da moda japonesa: uma fotoetnografia das lolitas urbanas |
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Educação dos corpos: emancipação e deriva |
Paulo Sergio Fochi |
DIálogos com o teatro e os bebês: Narrativas de um percurso pedagógico e artístico na experiência italiana |
Phelipe Pires Fermino |
A interferência do mercado nas políticas públicas e seus rebatimentos na ressignificação do papel da universidade: um estudo de caso do curso de turismo e hotelaria da UNIVALI |
Poliana Rezende Soares Rodrigues |
Racismo e Infância: uma análise sobre o corpo negro nas ima(r)gens dos livros infantis. |
Priscila Provin |
Uso de sites na pesquisa em educação: desafios contemporâneos para a investigação |
Rafaela Rodrigues da Conceição |
Juvenilidades contemporâneas: por dentro do seriado GLEE |
Ramona Fernanda Ceriotti Toassi |
Demandas sociais, práticas curriculares e identidades profissionais na emergência e na crise do ensino e da profissão do cirurgião dentista brasileiro. |
Raquel Fröhlich |
Governamentalidade, SAERS e estatística: o governo da população escolar no sistema estadual de educação do Estado do Rio Grande do Sul |
Raquel Noal Moresco |
A letra cursiva: uma prática constituida histórica e culturalmente, produzindo o aluno "ideal" |
Raquel Pereira Quadrado |
Dançando nos Anos Iniciais: a participação de meninos e meninas nos grupos de dança escolares |
Raquel Pereira Quadrado |
Os homens nas comunidades sobre cirurgias plásticas no ORKUT |
Raquel Rockembach Barcelos Cardoso |
A importância da literatura infantil na formação de identidades surdas |
Ravele Bueno Goularte |
Produzindo Representações Acerca dos Sujeitos Surdos |
Regina Cely de Campos Hagemeyer |
Os processos catalisadores docentes e os desafios da construção de subjetividades críticas e compreensivas na escola do século XXI . |
Regina Ferreira Barra |
Cinema e educação: uma perspectiva imagética |
Reila Márcia Borges Rodrigues |
Concepções e Princípios da profissionalização de Jovens e Adultos: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) |
Reinaldo Vicente da Costa Júnior |
Oprimir e resistir nas relações pedagógicas escolares de uma unidade de internação socioeducativa. |
Rejane Klein |
A escrita como uma prática de si - incursões nos textos da revista Nova Escola |
Rejane Reckziegel Ledur |
Arte Contemporânea como experiência no contexto escolar |
Renata da Conceição de Barros |
Inclusão Escolar: estratégias de correção dos corpos incorrigíveis |
Renata Ohlson Heinzelmann Bosse |
Poesia para surdos - vantagens do texto em Libras |
Renata Sperrhake |
Alfabetizações e Alfabetismos/Letramentos: Outros Caminhos Investigativos? |
Renata Sperrhake |
Discursos Sobre Alfabetização no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufrgs: Uma Análise de Suas Representações |
Ricardo Mengue de Souza |
As subjetividades do enfrentamento da morte pelo enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva |
Ricardo Santos Chiquito |
A produtividade da Didática: formas de ver, maneiras de dizer o planejamento de ensino |
Ricardo Santos Chiquito |
Experimentações curriculares a partir dos temas culturais: práticas e políticas curriculares na escola |
Rita Simone Silveira Furtado |
Diferença e diversidade na universidade: a inclusão de acadêmicos com deficiência na UFRGS |
Rita Cristine Basso Soares Severo |
Identidades juvenis e espaço escolar: Constituindo outras possibilidades |
Rita Cristine Basso Soares Severo |
Jovens (des)ordenados na Escola... Práticas juvenis nos espaços e tempos escolares |
Rita de Cássia da Rosa da Silva |
Formação continuada de professores e projeto pedagógico escolar: uma articulação necessária. |
Roberta de Azevedo Pereira |
Gênero e infância: desconstruindo binarismos na Educação Física |
Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves |
Juventude, educação e mídias digitais: Novos modos de ensino-aprendizagem |
Roberto Rafael Dias da Silva |
Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no Ensino Médio |
Rodrigo Belinaso Guimarães |
House M.D. e as narrativas de ficção científica |
Rodrigo Saballa de Carvalho |
A invenção do pedagogo generalista: problematizando discursos de professores em processo de formação acadêmica |
Rodrigo Saballa de Carvalho |
O empreendedorismo como "valor pedagógico": problematizações sobre a formação de docentes e supervisores escolares empreendedores |
Rodrigo Scheeren |
Entre Nietzsche e a Arte Contemporânea: cultura e arte na formação docente |
Ronaldo dos Reis |
Capoeira nas aulas de Educação Física: o berimbau que tocou lá também toca por aqui |
Rosana Fachel de Medeiros |
Os super-heróis também envelhecem: uma análise comparada da representação do corpo e das masculinidades de "Aquaman e Aqualad" e "Homem Sereia e Mexilhãozinho" |
Rosângela Fachel de Medeiros |
Os super-heróis também envelhecem: uma análise comparada da representação do corpo e das masculinidades de "Aquaman e Aqualad" e "Homem Sereia e Mexilhãozinho" |
Rosângela Fachel de Medeiros |
True Blood, o vampiro como pós-humano |
Rosângela Veiga Julio Ferreira |
Isto e aquilo: imagens cecilianas sobre educação e infância |
Rose Meri Santos da Silva |
A infância em vulnerabilidade social: modos de produção e gerenciamento |
Rose Meri Santos da Silva |
As políticas públicas de esporte na sociedade contemporânea: possibilidades, tessituras, operações e efeitos |
Roseli Belmonte Machado |
Mas isso seria uma coisa macabra! Representações de pessoas com deficiência no mundo esportivo |
Rossana Cassanta Rossi |
Jovens, consumo e a tradição gaúcha em uma instituição de ensino no interior do Rio Grande do Sul |
Rubens Antonio Gurgel Vieira |
Identidade docente no ensino superior de Educação Física: um estudo pós-crítico |
Russel Teresinha Dutra da Rosa |
Leitura e escrita na sala de aula também é tarefa do professor de Ciências |
Ruth Pavan |
A ressignificação das identidades/diferenças de gênero no GT "Gênero, Sexualidade e Educação" da ANPED |
Ruth Pavan |
Os estudantes de pedagogia e as representações de crianças indígenas |
Sádia Gonçalves de Castro |
O currículo cultural tecido no contraponto da escola e do meio ambiente natural |
Samai Serique dos Santos |
Professoras em Situação de Violência Doméstica |
Samilo Takara |
Desconstruindo estereótipos da mídia no espaço escolar |
Samilo Takara |
Mídia na Educação: o uso de blogs na produção de conhecimento |
Sandra Coppini Rosa |
A Generificação dos Corpos e a Formação das Identidades de Gênero na Infância |
Sandra dos Santos Andrade |
A juvenilização da EJA: o que os processos de in/exclusão têm a ver com isso? |
Sandra Monteiro Lemos |
"A honra de ser mulher": Gênero nas páginas da Revista Seleções - (1940 - 1960) |
Sandro Faccin Bortolazzo |
Amarelo, laranja e verde-limão: uma juventude colorida no compasso da pós-modernidade |
Sandro Faccin Bortolazzo |
Histórias que as vovós não contam mais: educação e consumo nos filmes de animação infantil |
Sara Divina Melo da Silva |
Modos de fazer pesquisa em Estudos Culturais: um estudo com brincantes de coco e ciranda da Paraíba |
Selma França e Silva da Costa |
As subjetividades do enfrentamento da morte pelo enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva |
sergio eduardo mariucci |
A influência da OCDE na política educacional brasileira |
Sérgio Luiz Alves da Rocha |
Da leitura versus imagem às imagens da leitura: contribuições da imagem fotográfica para um estudo sobre a leitura |
Shirlei Rezende Sales |
Objeto de desejo e repúdio no currículo: "Loira, linda, gostosa e BURRA"? |
Sílvia Karla Almeida dos Santos |
Tecendo os fios da meada: entre os pontos e contrapontos da atividade docente |
Silvia Rosane Santos Rodrigues |
O resíduo urbano e o meio ambiente - uma questão cultural |
Simone Dias Cerqueira de Oliveira |
Currículo do ensino de História: a seleção cultural dos conteúdos |
simone olsiesky dos santos |
Na Visualidade Humorística dos DAs Contemporâneos: Representações de Escola, de Professor/a e de Saber. |
Simoni Timm Hermes |
Entre a disciplina e a segurança: o atendimento educacional especializado |
Sinthia Santos Mayer |
Juventude Conectada - constituindo identidades |
Sônia Maria Oliveira da Rosa |
Canoas Avalia como dispositivo da governamentalidade: promessa de qualidade na educação escolarizada |
Sônia Regina da Luz Matos |
O mito alfabetizatório e a infância como empresário de si |
Suely dos Santos Silva |
Tempo, extensões e (des) continuidades: o cinema como referência cultural da juventude |
Susana Rangel Vieira da Cunha |
Com que roupa eu vou? Roupas Infantis: produzindo modos de ser menino e menina. |
Susana Rangel Vieira da Cunha |
Infâncias softs - o corpo infantil narrado nos artefatos visuais |
Suzana da Conceição de Barros |
Gênero e infância: desconstruindo binarismos na Educação Física |
Suzana da Conceição de Barros |
Sexualidade e escola: um olhar nos projetos de intervenções das equipes pedagógicas e diretivas |
Taiane Santos dos Santos |
A importância da Associação dos Surdos de Pelotas na construção do sujeito surdo pelotense |
Taísa Caldas Dantas |
As contribuições dos conceitos de identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais para o campo da educação inclusiva |
Taísa Caldas Dantas |
Autoadvocacia na ótica dos Estudos Culturais: um caminho para romper com a invisibilidade das pessoas com deficiência |
Tales Gubes Vaz |
Laila: apontamentos sobre autobiografia, sexualidade e educação em quadrinhos |
Tanise Müller Ramos |
Entre Cinderelas negras, Meninas Bonitas e Cabelos de Lelê: o papel da literatura infantil na implementação da lei 10.639/2003 |
Tanise Müller Ramos |
Pode a lei 10.639 promover uma educação antirracista? Uma análise sobre a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar e a produção das identidades etnicorraciais dos alunos |
Tarcia Regina da Silva |
Negro/a, analfabeto/a e em território de maioria afrodescendente - Que negro é esse que despertou meu interesse? |
Tarcísio Duarte da Costa |
Olhares sobre Educação Empoderadora: da Lição de Coisas ao Corpo Consciente |
Tatiana Brocardo de Castro |
Blogs juvenis - uma possibilidade de rede social |
Tatiana Luiza Rech |
A inclusão educacional no Governo Lula: movimentos de circulação e sedução no currículo escolar |
Tatiane Matheus dos Santos |
Programa Escola Aberta: espaço de inclusão, socialização e disciplinamento de jovens da periferia urbana no município de Alvorada/RS |
Tayane Dias Gomes Pessoa |
Ensino de Ciências em Ccontextos Formais e Não-formais - Ciência como Cultura |
Teresa Kazuko Teruya |
Mídia na Educação: o uso de blogs na produção de conhecimento |
Teresa Kazuko Teruya |
Youtube e o fascínio da imagem na escola |
Thaise da Silva |
Livros didáticos para o Ensino Fundamental de Nove Anos do PNLD 2010 - novas formas de pensar a alfabetização? |
Thayná Marracho Marques |
JUvenilidades contemporâneas: por dentro do seriado GLEE |
Thayse Adineia Pacheco |
"Mulheres exatas e da terra": Mapeando campos de estudo e questionando gêneros nas ciências |
Thiago Augusto da Conceição |
Gênero e sexualidade nas práticas discursivas de professores gays que atuam na docência nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Belém do Pará. |
Thiago Ranniery de Oliveira |
Crueldade da Cultura, Crueldade do Currículo: cartas para uma exigência ética da crueldade curricular |
Thiago Ranniery de Oliveira |
Do governo dos gays: homofobia, mídia e modos de subjetivação de homossexuais |
Valéria Aparecida Calderoni |
Alunos Índios urbanos- sujeitos ambivalentes, pois, afinal, quem é índio neste contexto? |
Valéria Aparecida Calderoni |
PJ - constituição e representação da identidade de um aluno índio. |
Valéria Fabiane Braga Cabral |
As Poéticas Visuais Contemporâneas na Formação de Professores |
Vândiner Ribeiro |
A cultura do campo e a escola diferente demandada e divulgada no MST |
Vanessa Caldeira Leite |
Os sentidos da prática nos discursos das políticas educacionais e nos discursos dos professores |
Vanessa Elisabete Urnau Bones |
Sujeitos constituídos pela linguagem |
Vania Tanira Biavatti |
Governamentalidade e escolarização: aprendizagens de gestão |
Vera Elenei da Costa Somavilla |
Posso encomendar um filho como eu quiser?A propaganda das possibilidades da reprodução artificial em um jornal gaúcho |
Vera Lúcia Gainssa Balinhas |
Jovens na escola: ligações entre o currículo e a festa |
Vera Regina Serezer Gerzson |
Mídia, consumo e educação no cotidiano infantil |
Vilma Nonato de Brício |
Aspectos da vida cidadã: um dispositivo curricular laico e religioso de normalização de gênero e sexualidade |
Violeta Porto Moraes |
A língua de sinais como estratégia para a promoção da inclusão: uma análise acerca do kit "Educação de Surdos"/MEC |
Virginia Georg Schindhelm |
Falares e sentires dos educadores sobre a sexualidade infantil |
Viviane Cristina dos Santos Maruju |
A Escrita de Si nos Relatórios de Estágio |
Viviane Inês Weschenfelder |
A cultura afro-brasileira e sua produção cultural: uma análise do filme '360' |
Viviane Menezes de Amorim |
Identidade territorial e interculturalidade:articulações possíveis no cotidiano escolar |
Wilson Alviano Júnior |
Formação inicial em Educação Física: Análises de uma construção curricular |
Windyz Brazão Ferreira |
Por uma cultura inclusiva: A ação transformadora da mulher com deficiência rumo ao crescimento / fortalecimento de seus pais |
Windyz Brazão Ferreira |
Vulnerabilidade de jovens com deficiência: autoadvocacia como base da ruptura com o assujeitamento |
Zenete Ruiz da Silva |
Trabalho docente e a interculturalidade: Dimensões culturais na prática docente |
Zenilda Cardozo Sartori |
A centralidade da visão e a visibilidade dada ao corpo na atualidade |
|
|