Você está em: 
Trabalhos Aprovados
     
 

Trabalhos Aprovados

Nome

Título

Acácia Aparecida Pinto Bedim

Tecnologias de Informação e Comunicação e a Formação de Professores Reflexivos

Adenize Queiroz de Farias

Por uma cultura inclusiva: a ação transformadora da mulher com deficiência rumo ao crescimento / fortalecimento de seus pais

Adir Casaro Nascimento

Alunos Índios urbanos- sujeitos ambivalentes, pois, afinal, quem é índio neste contexto?

Adriana da Silva Thoma

Diferença e diversidade na universidade: a inclusão de acadêmicos com deficiência na UFRGS

Adriana da Silva Thoma

Inclusão Escolar: estratégias de governamento dos sujeitos em formação docente

Adriele da Silva Freitas Oliveira

As crianças e o aprender na cultura digital: Novas perspectivas de letramento

Adriene do Nascimento Adão

Caminhos e (Des)Caminhos da Cultura Juvenil Revelada no Cinema

Agatha Peres Nunes Matias

Relações de gênero e fetichismo tecnológico nos filmes de James Bond

Alana Martins Gonçalves

A indispensabilidade dos profissionais de Educação Física na promoção da saúde e dos estilos de vida ativos: uma análise da revista do Conselho Federal de Educação Física

Alesandra Maia Lima Alves

Educação Financeira na Educação Básica

Alessandra Miranda Mendes Soares

Vulnerabilidade de jovens com deficiência: autoadvocacia como base da ruptura com o assujeitamento

Alessandra Nery Obelar da Silva

Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior:possibilidades e ações

Alex Valadares Freitas

O papel da cultura na construção da identidade individual - as teias e saturações

Alexander de Freitas

O cinema, a escrita e o presente: diálogos, encontros e problematizações

Alexandra Garcia Mascarenhas

Odeio Sociologia: uma análise sobre as representações dos estudantes através de uma comunidade virtual do Orkut.

Alexandre Prinzler Karpowicz

O empreendedorismo como "valor pedagógico": problematizações sobre  a formação de docentes e supervisores escolares empreendedores

Alexandre Vasconcelos Mazzoni.

Futebol Americano: borrando fronteiras.

Alexandro Braga Vieira

Currículo e inclusão escolar: movimentos praticados em uma escola da rede estadual de ensino do espirito santo para a escolarizção de alunos com deficiência.

Alexandro Braga Vieira

Formação continuada e educação especial: pistas e sinais que professores e pedagogos apontam para a instituição de politicas públicas educacionais em tempos de inclusão escolar

Aline Bertoldo Miranda

Narrativas fotográficas: a influência na mídia na percepção de meio ambiente e cultura

Aline Ferraz da Silva

Terroristas do gênero na escola: a diferença travestida na educação formal

Aline Monique Carvalho

Adolescentes autores de ato infracional no espaço escolar

Altair Alberto Fávero

Articulação entre as atividades-meio da Universidade e a Educação Básica: implicações para o trabalho docente

Aluska Peres Araújo

A influência dos estudos culturais para combate a exclusão escolar das pessoas com deficiência: o Empoderamento como solução.

Aluska Peres Araújo

As contribuições dos conceitos de identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais para o campo da educação inclusiva

Alvaro Moreira Hypolito

Currículo (A)Normal ou (A)Normalidades Curriculares?

Amanda Poletto

O uso dos filmes infantis na inserção de valores: O uso do filme Como treinar o seu dragão na exploração do tema diversidade e preconceito

Amélia Teresinha Brum da Cunha

Presença Masculina Heterossexual na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Ana Carolina D. Escosteguy

As relações classe/gênero no contexto dos estudos de identidade: apontamentos teóricos

Ana Carolina Pereira da Silva Rosa

Práticas pedagógicas e tecnologias digitais: concepções de conhecimento como portos ou viagens.

Ana Cristina Crossetti Vidal

Espaços escolares e cultura visual: tramando relações com a educação infantil

Ana de Medeiros Arnt

Enunciados de Genética Humana na Revista Ciência Hoje

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira

Lições de segregação no documentário Do luto à luta

Ana Lúcia Nunes Pereira

As políticas públicas e os programas oficiais de formação de professores da educação infantil

Ana Paula Jung

Mãos em movimento... Olhares que estabelecem relações... Será possível teorizar o "ser" e o "estar" do surdo no mundo, sem imergir na cultura viva que se materializa dentro da comunidade surda?

Ana Paula Lima Simões

Crianças e mídias digitais:reflexão sobre a leitura e a escrita na cibercultura

Ana Valéria de Figueiredo da Costa

Fotos de Professoras da Primeira República na cidade do Rio de Janeiro: considerações tecidas através de uma análise visual sobre a profissão docente

Ana Valéria de Figueiredo da Costa

Internet e computadores: utilização cotidiana dos recursos da informática por futuros professores do Ensino Superior

Ananda Pinto Cardoso

Verde Amarelo e Branco: Pátria e Limpeza

André Luiz Portanova Laborde

Biopolíticas, Masculinidades e Mídia: a formação do sujeito saudável em tempos contemporâneos

André Luiz Portanova Laborde

O Biopoder e suas implicações na constituição discursiva dos Direitos Humanos e seus atravessamentos para o campo de saber da Educação Ambiental: ressonâncias do poder sobre a vida

Andréa Bittencourt de Souza

A dança no currículo formal das escolas: desafios da Contemporaneidade

Andréa Senra Coutinho

Questões étnicas e educativas na poética de Rosana Paulino

Andréia Bonho Borba

O ensino de filosofia e a experiência filosófica: considerações a partir de Nietzsche

Andréia Bonho Borba

Pensando a Educação através de uma proposta baseada na integração entre literatura e tecnologia: considerações a partir da obra "É Isso Ali", de José Paulo Paes

Andresa Silva da Costa Mutz

Os pobres do campo e a governamentalidade neoliberal: uma análise das representações dos sem-terra nos livros didáticos de história

Anelise Barra Ferreira

O fotografar com/por alunos na escola especial

Anelise Knevitz Bartholdy

O traçado dos ursos: masculinidades e histórias em quadrinhos.

Anette Lopes Lubisco

A produtiva parceria entre voluntariado e escola

Angela Dillmann Nunes Bicca

Mesclas irônicas: o pastiche na pedagogia do cinema de ficção científica

Angela Francisca Almeida de Oliveira

Arte instrumentalizada? Modos de ver o cinema por estudantes de Pedagogia

Angela Maria Borba Cardoso

Silêncios, gritos e afirmações de gênero e sexualidade nas Escolas Municipais

Angela Maria Quaresma

O reconto de histórias de literatura infantil por alunos dos anos iniciais - diálogo com diferentes linguagens

Angela Nediane dos Santos

A língua de sinais como estratégia para a promoção da inclusão: uma análise acerca do kit "Educação de Surdos"/MEC

Angelica Silvana Pereira

Quando o mais profundo é a pele e/ou o que está sobre ela: subjetivações juvenis em exibição

Anie Pereira Goularte Gomes

Entre Brechas e Fissuras: A centralidade da Cultura Surda no currículo do Curso de Letras Libras

Anna Letícia Feichas

A pesquisa de inspiração etnográfica com crianças: possibilidades e desafios

Anna Luiza Araújo Ramos de Oliveira

Tolerância, piedade, imposição? O discurso pela diversidade sexual (re)articulado por professores/as e gestores/as no cotidiano escolar.

Antonio Carlos Amorim

Guerra do almanaque - As representações da Segunda Guerra Mundial  produzidas pela revista Eu Sei Tudo

Antonio Carlos Amorim

Reflexões sobre o espaço expositivo de Memento mori de Walmor Corrêa para a divulgação científica

Antonio Hilario Aguilera Urquiza

A construção da identidade e da diferença na mídia

Antonio Hilario Aguilera Urquiza

A criança indígena terena em contexto urbano - Interculturalidade e discriminação na escola

Antonio Jaco Brand

Instituições de ensino superior e acadêmicos indígenas frente aos desafios da autonomia de seus povos

Antonio Jaco Brand

PJ - constituição e representação da identidade de um aluno índio.

Antônio Luiz de Moraes

Estatística para inspeção perfomativa e governamento dos escolares

Ariadna Pereira Siqueira Effgen

Currículo e inclusão escolar: movimentos praticados em uma escola da rede estadual de ensino do espirito santo para a escolarizção de alunos com deficiência.

Ariadna Pereira Siqueira Effgen

Formação continuada e educação especial: pistas e sinais que professores e pedagogos apontam para a instituição de politicas públicas educacionais em tempos de inclusão escolar

Arilu da Silva Cavalcante

Olhares sobre Educação Empoderadora: da Lição de Coisas ao Corpo Consciente

Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves

Artes marciais e lutas: a produção de saberes no campo discursivo da educação física

Aristóteles de Paula Berino

Filmes vistos com jovens na escola: nos rastros de Rashomon, narrativas de uma pesquisa

Ascanio joão Sedrez

Experimentações curriculares a partir dos temas culturais: práticas e políticas curriculares na escola

Augusto Schallenberger

Ciberhumor nas comunidades surdas

Aurisberg Leite Matutino

Grupo de Teatro Venvê Parangolé: caminhos para ver, se ver e ser visto

Bárbara Hees Garré

Enunciados de Liberdade: colocando em suspenso as metanarrativas humanistas de autonomia e emancipação

Barbara Rocha Richter

Medicalização do ensino: Discursos sobre o TDAH na revista Nova Escola

Beatriz Campos de Andrade

Estudos Culturais e a dança: um encontro possível na Educação Física escolar

Beatriz Vargas Dorneles

Avaliação em Larga Escala: Matemática Inicial

Bento Fagundes de Abreu

Revistas, cultura visual e educação do olhar

Betina Hillesheim

Linhas menores de escrita - algumas reflexões

Betina Schuler

Círculo Restaurativo e a Escola: Tribunal da Inclusão

Bianca Gonçalves da Silva

A importância da literatura infantil na formação de identidades surdas

Bruna Rocha Silveira

A representação da pessoa com deficiência em Viver a Vida

Camila Bettim Borges

Espaços escolares e cultura visual: tramando relações com a educação infantil

Camila Bettim Borges

Infâncias softs - o corpo infantil narrado nos artefatos visuais

Camila Oliveira Görgen

Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno

Camila Righi Medeiros Camillo

Currículo, prática docente e educação de surdos: primeiras aproximações analíticas

Camila Xavier Nunes

Corporeidades e performances: juventudes na escuta na praça do skate

Camile Moreira Alves

Pais à vista: disciplina e controle no espaço escolar

Camilo Darsie de Souza

Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum: Representações de diferentes sujeitos fumantes nas campanhas brasileiras de combate ao fumo

Camilo Darsie de Souza

Espaço Geográfico e Biotecnologia: questões emergentes apresentadas no filme A Ilha

Caren Cristina Sasset

O mito alfabetizatório e a infância como empresário de si

Carin Klein

Políticas de inclusão social no Brasil contemporâneo e a educação da maternidade/paternidade

Carla Fernanda Carvalho Thoen

Cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul

Carla Gonçalves Rodrigues

Quem quer um "corpo perfeito"?: Ecos da mídia impressa na constituição da subjetividade masculina

Carla Juliana Formulo Dhein

Docência, gênero e condições de trabalho: professoras e o mal-estar docente

Carla Simone Corrêa Marcon

Amarelo, laranja e verde-limão: uma juventude colorida no compasso da pós-modernidade

Carla Simone Corrêa Marcon

Leio Mangás! Quer ser meu amigo? Juventude otaku na escola

Carlos Eduardo Ferraço

Currículos, cotidianos e culturas em narrativas e imagens

Carlos Eduardo Ferraço

Currículos, formação continuada de professores e hibridizações culturais tecidas nas redes dos cotidianos escolares

Carlos Eugênio de Carvalho

E agora? O príncipe virou sapo e a princesa também. Representações de Negritude no filme A princesa e o sapo

Carlos Magno Naglis Vieira

O espaço escolar das crianças indígenas urbanas de Campo Grande/MS: primeiras aproximações

Carlos Roberto Martins

Mãos em movimento... Olhares que estabelecem relações... Será possível teorizar o "ser" e o "estar" do surdo no mundo, sem imergir na cultura viva que se materializa dentro da comunidade surda?

Carmen Irene Correia de Oliveira

Os discursos sobre a cultura científica e a afirmação da ciência como saber

Carola Freire Saraiva

Arte instrumentalizada? Modos de ver o cinema por estudantes de Pedagogia

Carolina Comerlato Sperb

Disciplina de LIBRAS: Representações dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da UFRGS sobre os surdos

Carolina Comerlato Sperb

Duas professoras e um texto: analise dos diferentes olhares e saberes sobre a produção textual de uma aluna surda

Carolina dos Reis

A integralidade e os projetos políticos pedagógicos dos cursos de psicologia

Carolina Hessel Silveira

Analise de imagens em capas de livros sobre educação de surdos e libras

Carolina Mendonça de Barros

A mutação com o Professor Eisenman. Experiências de aprendizagem de projeto contemporâneo de Arquitetura.

Caroline Braga Michel

Relações de Poder entre as crianças em um recreio escolar

Caroline Hermínio Maldonado

O Pixel e a tradição: um diálogo na área indígena Te'ýikue

Catarina Carneiro Gonçalves

Bullying Escolar: ganhos da análise pelos Estudos Culturais da Educação

Catiusa Kuchak Rosin

Inovação Curricular numa Perspectiva Integradora dos Conteúdos Escolares

cecilia hanna mate

A produtividade da Didática: formas de ver, maneiras de dizer o planejamento de ensino

Cíntia Bueno Marques

Descrever sim, mas também evocar:A busca das sensibilidades em pesquisas (n)etnográficas na educação

Cíntia Bueno Marques

Privacidade compartilhada nas páginas do ORKUT: algumas reflexões sobre (novas) sensibilidades na contemporaneidade

Clara Coelho Marques

Com que roupa eu vou? Roupas Infantis: produzindo modos de ser menino e menina.

Clarissa Afonso da Silveira

Observatório de educação da ucs:  um conceito potencializador da pesquisa, do diálogo e da informação

Cláudia Amaral dos Santos

Cuidar e educar em um manual de puericultura brasileiro na promoção de biopolíticas

Claudia Falavigna Abbud

Mídia e Educação nas organizações: redes discursivas conduzindo sujeitos

Cláudia Machado

Apontamentos sobre Currículo, Tempos e Espaços na Escola

Cláudia Machado

Silêncios, gritos e afirmações de gênero e sexualidade nas Escolas Municipais

Claudia Regina das Chagas

Tessituras identitárias contemporâneas de mulheres negras

Cláudio Henrique Mourão

Educação de surdos - retrocedendo para Milão. Será?

Cláudio José de Oliveira

A in/exclusão escolar e formação docente: nexos com os conceitos foucaultianos de governamentalidade, biopoder e biopolítica

Cleildes Marques de Santana

Inovação nas Universidades Públicas: Desafios e perspectivas para a (re)construção de  trajetórias profissionais à luz da destruição criativa.

Cleusa Valério Gabardo

Contribuições de obras e manifestações artístico-culturais para o Estudo e análise da História da Educação: construindo uma disciplina

Cristiane Becker Beise

Estatuto da Igualdade Racial, Identidade Cultural e Educação

Cristiane Figueiró Klovan

Perspectivas de professores sobre o Ensino por Ciclos de Formação em Porto Alegre

Cristiane Lima Terra

A Identidade Surda articulada às Três Ecologias de Félix Guattari

Cristiane Lima Terra

Olhares Ouvintes sobre os Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais - TILS

Cristiane Oliveira da Silva

Leitura e escrita na sala de aula também é tarefa do professor de Ciências

Cristiane Roberta Lang

Encontros Movediços: Estranhamentos e Encantamentos entre a Escola e uma Comunidade Indígena Mbyá Guarani

Cristina Rolim Wolffenbüttel

A busca pela escolarização, através da ampliação da leitura e do senso estético: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS

Cristina Rolim Wolffenbüttel

A obrigatoriedade do ensino da música na escola e sua inserção no projeto político pedagógico

Cristine Maria Warmling

Demandas sociais, práticas curriculares e identidades profissionais na emergência e na crise do ensino e da profissão do cirurgião dentista brasileiro.

Daiane Martins Bocasanta

Educação Matemática em Cursos de Pedagogia: um estudo com professora dos anos iniciais

Daiane Martins Bocasanta

Infância e Sociedade de Consumidores: um estudo com crianças catadoras

Daiane Pinheiro

Produzindo Representações Acerca dos Sujeitos Surdos

Daiane Pinheiro

Youtube como espaço de legitimação de cultura surda

Dalva Veronica Santana

Jovens empreendedores e sêniores exemplares: identidades que se exibem na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Dalva Veronica Santana

O mundo "colorido e fashionista" de consumo e juventude na revista Gloss

Daniel Mittmann

"Idiotas, cretinos, desclassificados, ralé e escória"; reflexões sobre o discurso da mídia na cidade de Campinas -  SP, acerca dos pichadores

Daniela Amaral Silva Freitas

Corporeidades infantis e juvenis demandadas no currículo da literatura infanto-juvenil

Daniela Marques de Oliveira

Educação de surdos: um olhar sobre a formação docente

Daniela Medeiros de Azevedo

Juventudes Evangélicas na Contemporaneidade

Daniela Ripoll

Pedagogias culturais e construção de corpos masculinos saudáveis na revista Men's Health

Daniela Ripoll

"Construa o corpo que ela curte": identidades culturais e produção de masculinidades na revista Men´S Health

Daniela Takara

A (in)disciplina discente nas pesquisas acadêmicas entre 1979 e 1999

Daniele de Paula Formozo

Formação de professores de surdos: inclusão e bilingüismo

Danielle Piontkovsky

Currículos, formação continuada de professores e hibridizações culturais tecidas nas redes dos cotidianos escolares

Danielle Piontkovsky

Entre culturas, cotidianos e redes... Currículos em processos na formação profissional de nível médio

Dárcia Amaro Ávila

Os Corpos Generificados no Espaço Escolar: traçando diálogos na formação inicial

Darlize Teixeira de Mello

Avaliando a alfabetização e o letramento na rede municipal de ensino de Porto Alegre: Provinha Brasil

Deise Azevedo Longaray

Investigando a constituição de professores/as e universitários LGBT

Delci Heinle Klein

Certificado Município Alfabetizado: o prêmio como estratégia de governamento do analfabetismo

Delton Aparecido Felipe

Narrativas de docentes sobre a lei 10.639/2003 no espaço escolar

Delton Aparecido Felipe

Processo identitário na educação escolar e as narrativas sobre a negritude brasileira

Denise da Silva Braga

A homossexualidade do(a) professor(a), os(as) alunos(as) e as tecnologias virtuais: estigma e desqualificação social no Orkut

Denise Raquel Rohr

Histórias de vida de meninas-mães da periferia: um diálogo com as Políticas Públicas

Denise Rosana da Silva Moraes

O lugar da identidade em crianças da escola de fronteira.

Denise Rosana da Silva Moraes

Os Estudos Culturais nos cursos de Pedagogia: uma interlocução a ser tecida.

Denise Santos Machry

A integralidade e os projetos políticos pedagógicos dos cursos de psicologia

Dilton Ribeiro do Couto Junior

Reflexões Sobre as Relações de Professoras da Educação Infantil com as Mídias na Sala de Aula

Diogo Souza

Tecnologias informáticas e digitais na constituição das subjetividades em um laboratório de pesquisa

Dione Moreira Nunes

Educação de surdos: um olhar sobre a formação docente

Dirce Djanira Pacheco e Zan

Juventude, tecnologia e escola: algumas aproximações

Dirnei Bonow

A Vertente Pós-colonialista e o Currículo Escolar

Doris Regina Barros da Silva

Cia de Jovens Griots: Ancestralidade, Oralidade e Corporeidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade

Eddy Ervin Eltermann

A interferência do mercado nas políticas públicas e seus rebatimentos na ressignificação do papel da universidade: um estudo de caso do curso de turismo e hotelaria da UNIVALI

Edilacir dos Santos Larruscain

A produção de identidades na vertente da canção nativista estudantil: uma pedagogia cultural

Edmir Aparecido Bergamo

Os sistemas de avaliações das IES brasileiras: ferramenta de controle e intervenção do Estado neoliberal brasileiro na gestão das IES

Edna Maria Marques Bonomo

Inclusão e Políticas Públicas Intersetoriais: desafios na contemporaneidade

Eduardo Rocha

A mutação com o Professor Eisenman. Experiências de aprendizagem de projeto contemporâneo de Arquitetura.

Egeslaine de Nez

A importância da investigação no processo de Bolonha  (espaço europeu do ensino superior - EEES)

Elaine Beatriz Ferreira Dulac

Sexualidade: Quem está autorizado a discutir este tema na escola?

Elí Terezinha Henn Fabris

A cultura afro-brasileira e sua produção cultural: uma análise do filme '360'

Elí Terezinha Henn Fabris

Uso de sites na pesquisa em educação: desafios contemporâneos para a investigação

Eliane Kiss de Souza

Avaliação em Larga Escala: Matemática Inicial

Eliane Kiss de Souza

Relação entre a proposta de formação docente no Brasil e estudos de Tardif e Lessard

Elisa Reinhardt Piedras

Mídia, consumo e educação no cotidiano infantil

Elisabete Maria Garbin

Achas meu visual bizarro? Eu, nem tanto! - efeitos visuais e processos de subjetivação de jovens que circulam nas metrópoles

Elisabete Maria Garbin

Entre tatuagens e piercings: marcas corporais em estudantes contemporâneos

Elisabeth Brandão Schmidt

A Identidade Surda articulada às Três Ecologias de Félix Guattari

Elisandra Maria Nunes

Identidades juvenis e espaço escolar: Constituindo outras possibilidades

Elisandra Maria Nunes

Propagandas midiáticas no campo da educação ambiental: governando sujeitos contemporâneos

Elizabeth Diefenthaeler Krahe

Relação entre a proposta de formação docente no Brasil e estudos de Tardif e Lessard

Elizabeth Sarates Carvalho Trindade

Contribuições da formação de professores para uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas: Um estudo de Caso no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS.

Eloenes Lima  da Silva

A Gente Chega e se Apropria do Espaço! Graffiti e pichações demarcando espaços urbanos em Porto Alegre

Eloenes Lima  da Silva

Descrever sim, mas também evocar:A busca das sensibilidades em pesquisas (n)etnográficas na educação

Emerson Ferreira Gomes

Einstein mostra a língua: A presença da Indústria Cultural na divulgação sobre a Teoria da Relatividade e suas consequências no Ensino de Ciências.

Emilia Cristina Maia Farache

Aprendendo a ser menino e ser menina: as propagandas de brinquedos infantis ensinam sobre gênero

Erika Vanessa de Lima Silva

Disciplina de LIBRAS: Representações dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da UFRGS sobre os surdos

Eva Maria Luiz Ferreira

Instituições de ensino superior e acadêmicos indígenas frente aos desafios da autonomia de seus povos

Eva Teresinha de Oliveira Boff

Inovação Curricular numa Perspectiva Integradora dos Conteúdos Escolares

Fabiana de Brito Pires

Lendo jornais: o que as reportagens nos falam acerca do envelhecimento

Fabiana Rzytki

Vamos brincar juntos?: A criança e suas experiências culturais a partir do brincar

Fabiane Cristina Santana

A configuração da prática na Educação Infantil: Uma perspectiva histórica

Fabiane Ferreira da Silva

A engenharia elétrica: espaço masculino, presença feminina

Fabiane Freire França

As discussões de gênero na escola: um relato de experiência

Fabiane Freire França

Jogo de regras: uma possibilidade de representação do outro?

Fabiane Lopes Teixeira

Currículo (A)Normal ou (A)Normalidades Curriculares?

Fabiane Olegário

Linhas menores de escrita - algumas reflexões

Fabiano de Oliveira Moraes

A oralidade pede a palavra: o respeito à 'fala' do aluno na sala de aula

Fabiano de Oliveira Moraes

A vitória do saber camponês em contos tradicionais do Brasil

Fabiano Souto Rosa

O que sinalizam os professores surdos sobre Literatura Surda em livros digitais.

Fabio Reynol de Carvalho

Guerra do almanaque - As representações da Segunda Guerra Mundial  produzidas pela revista Eu Sei Tudo

Felipe Batistella Alvares

A Pedagogia da autenticidade: as identidades produzidas nos discursos nativistas

Felipe Leão Mianes

Cultura(s) das pessoas com deficiência

Fernanda de Camargo Machado

Currículo, prática docente e educação de surdos: primeiras aproximações analíticas

Fernanda Morais de Souza

Pedagogias culturais na infância: entre bonecos e crianças

Fernanda Zanette Garbini

A in/exclusão escolar e formação docente: nexos com os conceitos foucaultianos de governamentalidade, biopoder e biopolítica

Fernando Bomfim Mariana

Educação integral, cultura libertária e infância

Fernando Cézar de Andrade

Bullying Escolar: ganhos da análise pelos Estudos Culturais da Educação

Flávia Ciane Assmann Castro

Como acaba a balada do jovem?

Flávia Ciane Assmann Castro

Guerreiros na noite

Flávia Garcia Guidotti

Do intolerável ao impensável: potências educativas de dois filmes cruéis

Flávio Anício Andrade

O projovem urbano e a formação do "protagonista social": política de educação ou de contenção social?

Franciele Favero

Práticas pedagógicas sobre o ambiente a partir do cinema e da fotografia

Francielle Cantarelli Martins

A família ouvinte de acadêmicos surdos: reflexões sobre o contato

Gabriela Cesa

Diálogo intercultural e educação: entre o universalismo e o relativismo na proteção dos direitos humanos

Gabriela Falcão Klein

Experiência e cibercultura em uma abordagem da revista Capricho

Gabriela Schneider Macedo

Os corpos no ciberespaço

Gabriele Nigra Salgado

Das descobertas: construção de uma pesquisa de Educação e fotografia

Geiva Carolina Calsa

As discussões de gênero na escola: um relato de experiência

Georgia Maria Puluceno

Trabalho docente e a interculturalidade: Dimensões culturais na prática docente

Gerlandia de Castro Silva

Os lugares do conhecimento sobre homossexualidade e educação: produções em teses nos Programas de Pós-Graduação das Universidades Federais Brasileiras no período de 2005-2010

Gicele Maria Cervi

Diversidade cultural e educação: em tempos de governamentalidade

Gicele Maria Cervi

Governamentalidade e escolarização: aprendizagens de gestão

Gilliatt Moraes Giudice

Filmes vistos com jovens na escola: nos rastros de Rashomon, narrativas de uma pesquisa

Gilmar Barg

A Contribuição dos Estudos Pós-Coloniais para a Educação

Gionara Tauchen

Articulação entre as atividades-meio da Universidade e a Educação Básica: implicações para o trabalho docente

Gionara Tauchen

Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior:possibilidades e ações

Gisele Costa Ferreira da Silva

Investigando representações visuais e estereótipos através da cultura visual

Gisele Massola

Mesclando pertencimentos e constituindo identidades: como ser leitor, mediador e voluntário em práticas de uma biblioteca comunitária

Gisvaldo Bezerra Araújo-Silva

Mudanças de métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira: ampliando as estratégias para o governo dos sujeitos escolares

Giuliano Souza Andreoli

Panorama da produção sobre gênero, sexualidade e dança nos estudos culturais

Glauber Resende Domingues

O cinema como elemento catalisador para um multiculturalismo musical

Glaucia Cabral Moraes

Governamentalidade, SAERS e estatística: o governo da população escolar no sistema estadual de educação do Estado do Rio Grande do Sul

Graciele Marjana Kraemer

Inclusão Escolar: estratégias de governamento dos sujeitos em formação docente

Graziele Gonçalves Fülber

Representações sobre a Infância Surda em um contexto de Educação Infantil

Gustavo da Silva Kern

Ações afirmativas e inclusão social: generalidades e especificidades

Gustavo Gilson Sousa de Oliveira

As identidades cristãs e o currículo no Brasil

Gustavo Zambenedetti

Uma análise da emergência do 'sujeito cerebral' em dois telejornais brasileiros

Halline Mariana Santos Silva

Tempo, extensões e (des) continuidades: o cinema como referência cultural da juventude

Helena Maria dos Santos Felício

Escola de Tempo Integral em Minas Gerais: Desafios para a construção do currículo na perspectiva de uma Educação Integral

Iara de Oliveira Gomes

Processo identitário na educação escolar e as narrativas sobre a negritude brasileira

Iara Tatiana Bonin

Outras histórias: a literatura infantil de autoria indígena em foco

Ilda Maria Baldanza Duarte

Internet e computadores: utilização cotidiana dos recursos da informática por futuros professores do Ensino Superior

Ileana Wenetz

Ser Criança no Espaço da Cidade: configurações do brincar

Inês Bueno Krahe

A Escrita de Si nos Relatórios de Estágio

Inês Hennigen

Mídia jornalística: estratégias que produzem lições de vida

Inês Hennigen

Processos educacionais em jogos digitais MMORPGs: políticas de gênero

Inez Reptton Dias

Causos do Cerrado: a construção de um audiovisual para promover a cultura de uma comunidade rural

Ingrid Roque Pérez

A criança indígena terena em contexto urbano - Interculturalidade e discriminação na escola

Iolanda Montano dos Santos

O Imperativo da inclusão e uma nova ordem social

Isabel Silveira dos Santos

Pedagogias do palco no teatro do final do século XIX e início do século XX

Isabela Dutra Corrêa da Silva

"Passe na UFRGS" - discursos e saberes que consituem o imaginário juvenil sobre a UFRGS

Isabela Dutra Corrêa da Silva

Achas meu visual bizarro? Eu, nem tanto! - efeitos visuais e processos de subjetivação de jovens que circulam nas metrópoles

Itaise Moretti de Lima

Sujeitos constituídos pela linguagem

Ivanize Christiane Honorato

A cinderela pode ser negra? Construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil

Ivanize Christiane Honorato

Entre Cinderelas negras, Meninas Bonitas e Cabelos de Lelê: o papel da literatura infantil na implementação da lei 10.639/2003

Jacobus B. M. Edwin Giebelen

Relações entre os Estudos Culturais e o ponto de intersecção do binômio educação-tecnologia.

Jairo Antonio da Cruz

Educação e Trabalho em Tempos de Concorrência

Jamil Cabral Sierra

Diversidade sexual e educação: notas sobre as estratégias biopolíticas de controle da população LGBT

Janaina Fagundes de Moraes

Para além de um corpo perfeito

Janete Inês Müller

Experiências literárias de surdos

Jaqueline de Menezes Poças

Os compromissos recíprocos entre formação docente e racionalidade política: o caso dos projetos de trabalho

Jeane Félix da Silva

Jovens que educam outros/as jovens: reflexões sobre participação juvenil e educação de pares

Jeison Leandro Rückert

A constituição de jovens sujeitos morais em instituições de educação não-formal.

Jemima Queiroz da Silva

Dos hábitos aos habitus: o letramento autônomo na formação de identidades

Jéssica Martins da Silva

Dançando nos Anos Iniciais: a participação de meninos e meninas nos grupos de dança escolares

Joanalira Corpes Magalhães

Os Corpos Generificados no Espaço Escolar: traçando diálogos na formação inicial

Joanalira Corpes Magalhães

Qual é o sexo do seu cérebro? Analisando a veiculação dos discursos científicos em revistas brasileiras e a produção das identidades sexuais

João Carlos Amilibia Gomes

Um estudo prévio sobre representações de outro em apostilas dos sistemas de ensino

João Paulo de Souza da Silva

Contribuições de obras e manifestações artístico-culturais para o Estudo e análise da História da Educação: construindo uma disciplina

Joelma Fabiane Ferreira Almeida

Relações entre os Estudos Culturais e o ponto de intersecção do binômio educação-tecnologia.

Joice Araújo Esperança

Infâncias contemporâneas e consumo:  tensionamentos para pensar a Educação Ambiental e a Escola

Joice Rejane Pardo Maurell

As verdades sobre o corpo: um olhar sobre os registros nos cadernos de chamada da década de 80

Joiciane Gonçalves Farias

Enunciados de Genética Humana na Revista Ciência Hoje

Jorge Leal Eiró Da Silva

La Movida Mangueirosa - Transmutações Culturais na Contemporaneidade

José Anchieta de Oliveira Bentes

Construção de um paradigma para analisar o fenômeno da (a)normalidade

Jose Francisco Nogueira

O Pixel e a tradição: um diálogo na área indígena Te'ýikue

Jose Francisco Nogueira

Pintura de Celulose: uma proposição sobre a voz indígena na mediação audiovisual

José Licínio Backes

A ressignificação das identidades/diferenças de gênero no gt "gênero, sexualidade e educação" da ANPED

José Licínio Backes

Os estudantes de pedagogia e as representações de crianças indígenas

José Luiz Straub

A Arquitetura Escolar Modena e a constituição de sujeitos corporalmente submissos e úteis

José Vicente de Souza Aguiar

Os missionários jesuítas na Amazônia e o desejo de transformar os indígenas

Joséli Pasetto Bittencourt

Alienados, dependentes, incomunicáveis: os surdos no cenário midiático

Josemar de Campos Maciel

Pintura de Celulose: uma proposição sobre a voz indígena na mediação audiovisual

Josiane Vian Domingues

A pedagogização de corpos a partir do body modification: produzindo feminilidades

Joyce Otânia Seixas Ribeiro

A pesquisa sobre currículo e gênero no solo dos Estudos Culturais: cartografando a etnografia pós-moderna

Julia Paula Nascimento de Souza

Cursos de língua brasileira de sinais: espaço de formação de professores de surdos?

Julia Schadeck Locatelli

Práticas pedagógicas sobre o ambiente a partir do cinema e da fotografia

Juliana  Veiga de Freitas

Educação integral: desafio na escola contemporânea

Juliana Achcar

Um estudo sobre o consumo do Programa Supernanny

Juliana Aparecida Dal Pizzol

O desenho animado: modos de ser e pensar no universo infantil

Juliana Cardoso Pereira

A reforma das licenciaturas na ufpel: o estudo da reformulação do projeto do curso de licenciatura em artes visuais/UFPEL

Juliana Cardoso Pereira

Produtividade do discurso "Ciência, tecnologia e sociedade" na Revista Química Nova na Escola

Juliana Cezimbra

Cenas do atendimento educacional especializado: problematizando o currículo na educação de surdos

Juliana de Favere

Diversidade cultural e educação: em tempos de governamentalidade

Juliana de Oliveira Pokorski

Diferença sinalizada: experiências de surdos acadêmicos

Juliana Geanezini Rodrigues

O reconto de histórias de literatura infantil por alunos dos anos iniciais - diálogo com diferentes linguagens

Juliana Kalene Castro da Costa

Representações juvenis na coleção literária "Projeto Adolescer"

Juliana Lapa Rizza

"Durante a minha formação não obtive muitas informações sobre esse tema.": discutindo sexualidade na formação inicial

Juliana Meregalli Schreiber

Educação Matemática em Cursos de Pedagogia: um estudo com professora dos anos iniciais

Juliana Meregalli Schreiber

Infância e Sociedade de Consumidores: um estudo com crianças catadoras

Juliana Prochnow dos Anjos

Sentidos Atribuídos ao Brincar nos Currículos da Educação Infantil

Juliana Ribeiro de Vargas

Entre tatuagens e piercings: marcas corporais em estudantes contemporâneos

Juliana Ribeiro de Vargas

Quer ficar comigo? Protagonismo feminino em relações de afeto contemporâneas

Juliana Sanches dos Santos

Olhares Ouvintes sobre os Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais - TILS

Juliane Soares Falcao Gaviao

Concepções de infância na pesquisa com crianças: quais as contribuições dos Estudos Culturais

Juslaine de Fátima Nogueira

A normalidade em suspeita - ou sobre quando a diferença joga no labirinto

Kamila Lockmann

A inclusão como princípio neoliberal regulador do mercado e da população

Kamila Lockmann

A Moralização dos Infantis: produzindo valores, interesses e comportamentos desejáveis

Karen Cristina Cavagnoli

Educação inclusiva: pensando o processo de inclusão escolar de crianças provenientes de grupos nômades

Karina Avila Pereira

Formação de professores de surdos: inclusão e bilingüismo

Karla Saraiva

A produtiva parceria entre voluntariado e escola

Karla Saraiva

O governamento da conduta financeira pelo site MYMONEY.GOV

Karyne Dias Coutinho

Cinema e Educação: um olhar pós-estruturalista

Katia Luciane Duarte da Rosa

A letra cursiva: uma prática constituida histórica e culturalmente, produzindo o aluno "ideal"

Kátia Soares Coutinho

Relendo a leitura

Keila Cardoso Teixeira

A disciplina libras no ensino superior: espaço de formação de futuros professores

Keila Vieira de Sousa

Crônicas pela janela: esboços de Cultura em Rachel de Queiroz (1910-2003) e Maria Judite de Carvalho (1921-1998)

Késia Mara dos Santos Melo

Sudoku: um momento possível de discussão sobre cultura, identidade e diferença na escola

Lara Elisa Latância

Biblioteca Municipal de Valinhos: uma história possível de ser escrita

Larissa Mendonça Lirio

A disciplina Libras e a formação inicial de professores

Lauriceia Tomaz da Silva

A influência dos estudos culturais para combate a exclusão escolar das pessoas com deficiência: o Empoderamento como solução.

Lauriceia Tomaz da Silva

Autoadvocacia na ótica dos Estudos Culturais: um caminho para romper com a invisibilidade das pessoas com deficiência

LAvínia Schwantes

A ciência em vídeos de divulgação da Rede Novos Talentos de três universidades da região Sul

Lays Nascimento Santos

Francisco Ferrer y Guardia e a experiência da escola moderna

Leandro Belinaso Guimarães

Das descobertas: construção de uma pesquisa de Educação e fotografia

Leandro Belinaso Guimarães

Modos de fazer pesquisa em Estudos Culturais: um estudo com brincantes de coco e ciranda da Paraíba

Leda Maria de Barros Guimarães

Grupo de Teatro Venvê Parangolé: caminhos para ver, se ver e ser visto

Leda Maria de Barros Guimarães

Laila: apontamentos sobre autobiografia, sexualidade e educação em quadrinhos

Leni Vieira Dornelles

Pedagogias culturais na infância: entre bonecos e crianças

Leonardo Kerkhoven

O governamento da conduta financeira pelo site MYMONEY.GOV

Letícia Aline Back

Educação inclusiva: pensando o processo de inclusão escolar de crianças provenientes de grupos nômades

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas

A construcão de identidades docentes a partir da experiência de estágio

Letícia Germano

Representação de letramento em duas obras de literatura infantil

Letícia Prezzi Fernandes

Casar: eis a questão? Notas sobre o ritual contemporâneo do casamento

Liane Camatti

Atravessamentos culturais nas práticas de organização da comunidade surda

Lilian Alboz

Escola, currículo e educação infantil: considerações sobre o governo da infância e da diversidade

Lilian Cristina Gramorelli

Educação Física: práticas corporais, mídia e cotidiano escolar

Lilian Pereira Menenguci

Gregory Bateson e as conexões entre a escola, a educação e o trabalho docente

Lilian Pereira Menenguci

Inclusão e Políticas Públicas Intersetoriais: desafios na contemporaneidade

Lilian Ucker Perotto

A relação acadêmica de estudantes brasileiros em Barcelona: um estudo para pensarmos uma pedagogia internacional

Lilian Ucker Perotto

Construindo histórias a partir de relações entre educação, distancia e inovação

Liliane Costa Birnfeld

Concepções de Alunos sobre In/Disciplina Escolar

Lirian Sifuentes

As relações classe/gênero no contexto dos estudos de identidade: apontamentos teóricos

Lisandra Veiga dos Santos Lautert

Programa Projovem Urbano: construindo modos de ser jovem

Lisli Seibert

Cinema e juventude: na (trans)formação do sujeito ético

Lívia de Rezende Cardoso

Arquitetura do laboratório escolar de ciências, currículo e subjetivação

Lodenir Becker Karnopp

Experiências literárias de surdos

Loredana Susin

Tecnologias informáticas e digitais na constituição das subjetividades em um laboratório de pesquisa

Lourdes Helena Dummer Venzke

"Tu és guardiã da vida, da poesia e do amor": docência e gênero na cidade de Pelotas

Lucas Aguiar Goulart

Processos educacionais em jogos digitais MMORPGs: políticas de gênero

Lucas Nunes Ogliari

A matemática e as diferentes matemáticas na história: personagens do ensino de matemática

Lucia de Fatima Estevinho Guido

Causos do Cerrado: a construção de um audiovisual para promover a cultura de uma comunidade rural

Lucia de Fatima Estevinho Guido

Narrativas fotográficas: a influência na mídia na percepção de meio ambiente e cultura

Lúcia Loner Coutinho

Identidade de mulheres negras no rap de Antônia

Lúcia Matias da Silva Oliveira

Professores e Alunos: Perspectivas de uma relação sóciocultural

Lúcia Schneider Hardt

A fadiga das palavras e o espírito livre.

Luciana Piccoli

A pesquisa de inspiração etnográfica com crianças: possibilidades e desafios

Luciana Piccoli

Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno

Luciana Rodrigues

Mídia jornalística: estratégias que produzem lições de vida

Lucila Santos de Abreu

Monteiro Lobato e a produção cultural: nossas memórias do Sitio do Picapau Amarelo

Lucilaine dos Santos Oliveira

Os significados de ser criança nas vozes infantis: problematizando as infâncias como construções sócio-históricas e culturais

Lucilene dos Santos Pacheco

Currículo intercultural, bilingue e deferenciado: trançados entre o RCNEI e Educação Escolar Indígena

Lucyenne Matos da Costa Machado

A disciplina libras no ensino superior: espaço de formação de futuros professores

Lucyenne Matos da Costa Machado

Cursos de língua brasileira de sinais: espaço de formação de professores de surdos?

Luis Fernando Lazzarin

A Pedagogia da autenticidade: as identidades produzidas nos discursos nativistas

Luis Fernando Lazzarin

A produção de identidades na vertente da canção nativista estudantil: uma pedagogia cultural

Luís Henrique Sacchi dos Santos

Espaço Geográfico e Biotecnologia: questões emergentes apresentadas no filme A Ilha

Luís Henrique Sacchi dos Santos

Posso encomendar um filho como eu quiser?A propaganda das possibilidades da reprodução artificial em um jornal gaúcho

Luis Paulo De Carvalho Piassi

O uso dos filmes infantis na inserção de valores: O uso do filme Como treinar o seu dragão na exploração do tema diversidade e preconceito

Luis Paulo De Carvalho Piassi

Relações de gênero e fetichismo tecnológico nos filmes de James Bond

Luísa Moutinho Cavalcante

Vamos brincar juntos?: A criança e suas experiências culturais a partir do brincar

Luiz Felipe Zago

Uma política do armário na sociabilidade gay online

Luiz Renato Dias Gomes Padilha

Francisco Ferrer y Guardia e a experiência da escola moderna

Luriam Cruz da Silva

Pedagogia da imagem e as Culturas Juvenis

Madalena Klein

Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos

Madalena Klein

O que sinalizam os professores surdos sobre Literatura Surda em livros digitais.

Maíra Abrunhoza De Martini Duarte

(Des)caminhos investigativos em resumos de teses e dissertações

Maira Ferreira

Produtividade do discurso "Ciência, tecnologia e sociedade" na Revista Química Nova na Escola

Mara Rejane Vieira Osório

... Agora, é a gente com a gente mesmo!

Marc Emerim

O que se ensina e se aprende nos relatórios finais de prática de ensino

Marcia Gomes Eleutério da Luz

Adolescentes autores de ato infracional no espaço escolar

Marcia Gomes Eleutério da Luz

Representações sociais no cinema: reflexões da análise fílmica no contexto escolar

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin

Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin

Youtube como espaço de legitimação de cultura surda

Marcia Torres Neri Soares

Políticas Públicas para Inclusão de Pessoas com Deficiência e Estudos Culturais: um Lugar de Direito

Márcio Neres dos Santos

pedagogias culturais e construção de corpos masculinos saudáveis na revista Men's Health

Márcio Neres dos Santos

"construa o corpo que ela curte": identidades culturais e produção de masculinidades na revista Men´S Health

Marco Aurelio Freire Ferraz

A MEDicalização do saber , a incapacidade e a escola

Marcos Garcia Neira

Análises das representações dos professores  sobre o currículo cultural da Educação Física

Marcos Garcia Neira

Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética

Marcos Vinicius da Silva Goulart

O poder jovem: uma análise dos discursos sobre a rebeldia da juventude

Maria Alice Canzi Ames

"Algumas constatações na aplicação do projeto piloto do estudo comparativo sobre violências e indisciplinas nas escolas".

Maria Carolina da Silva

Narrativas sobre velhice e infância: uma análise do filme up: altas aventuras

Maria Carolina da Silva

Os conceitos de currículo e cultura em dois momentos da Escola Plural de Belo Horizonte

Maria Claudia Rodrigues

Representações e Pedagogias do Turismo Rural: Ensinando a Ser Agroecológico

Maria Cristina De Lima

"No recreio também se aprende!" Brinquedos e Brincadeiras produzindo sujeitos infantis na contemporaneidade

Maria Cristina Viana Laguna

Duas professoras e um texto: analise dos diferentes olhares e saberes sobre a produção textual de uma aluna surda

Maria de Fátima da Costa Gonçalves

Políticas públicas ou polícia armada para combater a violência em meio escolar? ressignificando algumas questões

Maria Emilia de Lima

Orientações curriculares do Município de São Paulo na área de Educação Física: perspectivas dos Estudos Culturais.

Maria Fatima Menegazzo Nicodem

A mídia fílmica no ensino de literatura e a abordagem do

Maria Helena Rodrigues Paes

O cinema nacional "ensinando" sobre o encontro entre índios e sujeitos ocidentais

Maria Inez Quevedo Rivas

A construcão de identidades docentes a partir da experiência de estágio

Maria Isabel Edelweiss Bujes

Os compromissos recíprocos entre formação docente e racionalidade política: o caso dos projetos de trabalho

Maria Janete Soligo Baldissera

Adolescentes em Conflito com a Lei e Propostas de Vivências para sua Normalização

Maria Lívia Conceição Marques Ramos Gonçalves

Reflexões sobre o espaço expositivo de Memento mori de Walmor Corrêa para a divulgação científica

Maria Lúcia Castagna Wortmann

Mesclas irônicas: o pastiche na pedagogia do cinema de ficção científica

Maria Raidalva Nery Barreto

As políticas públicas e os programas oficiais de formação de professores da educação infantil

Maria Renata Alonso Mota

As crianças de seis anos no Ensino Fundamental: uma questão de inclusão social

Maria Rita de Assis César

Diversidade sexual e educação: notas sobre as estratégias biopolíticas de controle da população LGBT

Maria Rosangela Carrasco Monteiro

Todos os Alunos Podem Aprender: A Inclusão de Alunos com Deficiências no III Ciclo

Maria Simone Vione Schwengber

A Generificação dos Corpos e a Formação das Identidades de Gênero na Infância

Maria Simone Vione Schwengber

Histórias de vida de meninas-mães da periferia: um diálogo com as Políticas Públicas

Mariangela Momo

E agora? O príncipe virou sapo e a princesa também. Representações de Negritude no filme A princesa e o sapo

Mariangela Momo

O cinema, a escrita e o presente: diálogos, encontros e problematizações

Mariangela Rosa Pereira

Gênero, Sexualidade, Amor Romântico e Infância nas telas do cinema

Marília Menezes Nascimento Souza

Currículo e cultura: uma interação que requer outros caminhos metodológicos de investigação

Marina Paulino

A infância, a trama, o equilíbrio ameaçado: sobre algumas experiências de resistência

Mário Luiz Ferrari Nunes

Estudos Culturais e a dança: um encontro possível na Educação Física escolar

Mário Luiz Ferrari Nunes

Frankenstein e suas criaturas: o currículo-criador e os alunos-montros na formação inicial em Educação Física

Marisa de Mello Luvielmo

A educação ambiental como dispositivo de segurança na sociedade contemporânea

Marisa Teresinha Teuschel

Viva o método... ou, viva o método sem método!

Marise Basso Amaral

O que se ensina e se aprende nos relatórios finais de prática de ensino

Maristela Rosso Walker

O lugar da identidade em crianças da escola de fronteira.

Maristela Rosso Walker

Os Estudos Culturais nos cursos de Pedagogia: uma interlocução a ser tecida.

Marlon de Campos Mateus

Youtube e o fascínio da imagem na escola

Marlucy Alves Paraìso

Arquitetura do laboratório escolar de ciências, currículo e subjetivação

Marlucy Alves Paraìso

Crueldade da Cultura, Crueldade do Currículo: cartas para uma exigência ética da crueldade curricular

Marta Campos de Quadros

Corporeidades e performances: juventudes na escuta na praça do skate

Marta Cristina Cezar Pozzobon

A formação de professores - uma invenção

Marta Cristina Friederichs

Ser star e a fabricação de corpos femininos

Mauricia Evangelista dos Santos

A municipalização da educação infantil em Salvador e as implicações sobre a formação em serviço das profissionais que atuam nas creches

Maurício dos Santos Ferreira

A inclusão como princípio neoliberal regulador do mercado e da população

Mayara Bataglin

Artefatos da Cultura Surda: Elementos Estratégicos no Ensino da Língua de Sinais.

Méri Rosane Santos da Silva

A infância em vulnerabilidade social: modos de produção e gerenciamento

Méri Rosane Santos da Silva

Relações de Poder entre as crianças em um recreio escolar

Michel Carvalho de Moura

Quem quer um "corpo perfeito"?: Ecos da mídia impressa na constituição da subjetividade masculina

Michele Barcelos Doebber

Ações afirmativas e inclusão social: generalidades e especificidades

Michele Barcelos Doebber

Biopolítica, educação e a questão racial

Michele Carossi

"O bom professor deve...": os discursos dos Concursos Públicos para professores e professoras da Educação Básica

Mirian de Albuquerque Aquino

Racismo e Infância: uma análise sobre o corpo negro nas ima(r)gens dos livros infantis.

Mirtes Lia Pereira Barbosa

Saúde e curriculo produzindo sujeitos para a sociedade contemporânea

Moema Guedes Urquiza

A construção da identidade e da diferença na mídia

Mônica Alves Silva

Juventude, tecnologia e escola: algumas aproximações

Monica Fantin

Mídia-Educação e Estudos culturais: o contexto e a centralidade do sujeito em uma pesquisa sobre usos de mídia e consumos culturais

Mônica Fogaça

Blog no ensino de ciências: um espaço de contestação e produção de identidades

Mônica Zavacki de Morais

Entre Brechas e Fissuras: A centralidade da Cultura Surda no currículo do Curso de Letras Libras

Monique de Oliveira Silva

Pedagogia da imagem e as Culturas Juvenis

Morgana Bozza

Cada dia é um dia: jovens privados de liberdade e escolas inseridas

Morgana Kich

O ensino de filosofia e a experiência filosófica: considerações a partir de Nietzsche

Morgana Kich

Pensando a Educação através de uma proposta baseada na integração entre literatura e tecnologia: considerações a partir da obra "É Isso Ali", de José Paulo Paes

Nádia Geisa Silveira de Souza

Aborto: implicações no governo dos corpos e do viver/morrer...

Nádia Geisa Silveira de Souza

Lendo jornais: o que as reportagens nos falam acerca do envelhecimento

Nair Iracema Silveira dos Santos

O poder jovem: uma análise dos discursos sobre a rebeldia da juventude

Nathiele dos Santos Jacovais

Concepções e Princípios da profissionalização de Jovens e Adultos: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Neila Seliane Pereira Witt

Aborto: implicações no governo dos corpos e do viver/morrer...

Nelci Aparecida Zanette Rovaris

A mídia fílmica no ensino de literatura e a abordagem do

Nélia Mara da Costa Barros

Educação Financeira na Educação Básica

Nelsi Antonia Pabis

História e cultura afro no Ensino Fundamental e Médio

Nelson Vieira da Fonseca Faria

A linguagem do cinema e o jovem na sala de aula

Neucélia Meneghetti de Pieri

Arte e Mídia no Currículo Escolar: indagações e possibilidades

Neuza Maria de Fátima Guareschi

Verde Amarelo e Branco: Pátria e Limpeza

Nilda Stecanela

Cada dia é um dia: jovens privados de liberdade e escolas inseridas

Nilda Stecanela

Observatório de educação da ucs:  um conceito potencializador da pesquisa, do diálogo e da informação

Nyna Taylor Gomes Escudero

Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética

Olivier Allain

"Mulheres exatas e da terra": Mapeando campos de estudo e questionando gêneros nas ciências

Pâmela Peregrino da Cruz

A dimensão pedagógica do Teatro do Oprimido e sua inserção nas escolas

Pâmela Vicentini Faeti

Jogo de regras: uma possibilidade de representação do outro?

Patrícia Abel Balestrin

"Nem toda brasileira é bunda": gênero e brasilidade no cinema nacional

Patricia Bieging

Bullying no ambiente escolar:  relatos de crianças sobre esta prática entre os seus pares

Patricia Bieging

No clique do mouse:  práticas de consumo na rede WWW entre crianças

Patrícia Camini

A caligrafia escolar na Contemporaneidade e a normalização das escritas infantis

Patrícia Daniela Maciel

A reforma das licenciaturas na ufpel: o estudo da reformulação do projeto do curso de licenciatura em artes visuais/UFPEL

Patrícia Ignácio

O discurso do consumo nas pedagogias do desenho animado e o governamento das subjetividades infantis

Patrícia Moura Pinho

Matemática e práticas sociais: tensionamentos possíveis entre numeralização e numeramento

Paula Corrêa Henning

Propagandas midiáticas no campo da educação ambiental: governando sujeitos contemporâneos

Paula Cristina de Lima Cesar

Como acaba a balada do jovem?

Paula Cristina de Lima Cesar

Guerreiros na noite

Paula de Oliveira Neves

Educação de meninos e meninas: existem expectativas diferenciadas para suas aprendizagens na escola de educação infantil?

Paula Deporte de Andrade

O mundo "colorido e fashionista" de consumo e juventude na revista Gloss

Paula Deporte de Andrade

Os anúncios publicitários da Revista Veja  como pedagogia: ensinando a ser menina/menino de um certo tipo

Paula Regina Costa Ribeiro

Investigando a constituição de professores/as e universitários LGBT

Paula Regina Costa Ribeiro

Qual é o sexo do seu cérebro? Analisando a veiculação dos discursos científicos em revistas brasileiras e a produção das identidades sexuais

Paula Tatiane de Azevedo

Gênero, Maternidade e Cinema: ensaio de análise fílmica sobre Zuzu Angel

Paulo Fernando Pires da Silveira

Construção de identidades juvenis através da moda japonesa: uma fotoetnografia das lolitas urbanas

Paulo Henrique de Queiroz Nogueira

Educação dos corpos: emancipação e deriva

Paulo Sergio Fochi

DIálogos com o teatro e os bebês: Narrativas de um percurso pedagógico e artístico na experiência italiana

Phelipe Pires Fermino

A interferência do mercado nas políticas públicas e seus rebatimentos na ressignificação do papel da universidade: um estudo de caso do curso de turismo e hotelaria da UNIVALI

Poliana Rezende Soares Rodrigues

Racismo e Infância: uma análise sobre o corpo negro nas ima(r)gens dos livros infantis.

Priscila Provin

Uso de sites na pesquisa em educação: desafios contemporâneos para a investigação

Rafaela Rodrigues da Conceição

Juvenilidades contemporâneas: por dentro do seriado GLEE

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi

Demandas sociais, práticas curriculares e identidades profissionais na emergência e na crise do ensino e da profissão do cirurgião dentista brasileiro.

Raquel Fröhlich

Governamentalidade, SAERS e estatística: o governo da população escolar no sistema estadual de educação do Estado do Rio Grande do Sul

Raquel Noal Moresco

A letra cursiva: uma prática constituida histórica e culturalmente, produzindo o aluno "ideal"

Raquel Pereira Quadrado

Dançando nos Anos Iniciais: a participação de meninos e meninas nos grupos de dança escolares

Raquel Pereira Quadrado

Os homens nas comunidades sobre cirurgias plásticas no ORKUT

Raquel Rockembach Barcelos Cardoso

A importância da literatura infantil na formação de identidades surdas

Ravele Bueno Goularte

Produzindo Representações Acerca dos Sujeitos Surdos

Regina Cely de Campos Hagemeyer

Os processos catalisadores docentes e os desafios da construção de subjetividades críticas e compreensivas na escola do século XXI .

Regina Ferreira Barra

Cinema e educação: uma perspectiva imagética

Reila Márcia Borges Rodrigues

Concepções e Princípios da profissionalização de Jovens e Adultos: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Reinaldo Vicente da Costa Júnior

Oprimir e resistir nas relações pedagógicas escolares de uma unidade de internação socioeducativa.

Rejane Klein

A escrita como uma prática de si - incursões nos textos da revista Nova Escola

Rejane Reckziegel Ledur

Arte Contemporânea como experiência no contexto escolar

Renata da Conceição de Barros

Inclusão Escolar: estratégias de correção dos corpos incorrigíveis

Renata Ohlson Heinzelmann Bosse

Poesia para surdos - vantagens do texto em Libras

Renata Sperrhake

Alfabetizações e Alfabetismos/Letramentos: Outros Caminhos Investigativos?

Renata Sperrhake

Discursos Sobre Alfabetização no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufrgs: Uma Análise de Suas Representações

Ricardo Mengue de Souza

As subjetividades do enfrentamento da morte pelo enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva

Ricardo Santos Chiquito

A produtividade da Didática: formas de ver, maneiras de dizer o planejamento de ensino

Ricardo Santos Chiquito

Experimentações curriculares a partir dos temas culturais: práticas e políticas curriculares na escola

Rita  Simone Silveira Furtado

Diferença e diversidade na universidade: a inclusão de acadêmicos com deficiência na UFRGS

Rita Cristine Basso Soares Severo

Identidades juvenis e espaço escolar: Constituindo outras possibilidades

Rita Cristine Basso Soares Severo

Jovens (des)ordenados na Escola... Práticas juvenis nos espaços e tempos escolares

Rita de Cássia da Rosa da Silva

Formação continuada de professores e projeto pedagógico escolar: uma articulação necessária.

Roberta de Azevedo Pereira

Gênero e infância: desconstruindo binarismos na Educação Física

Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves

Juventude, educação e mídias digitais: Novos modos de ensino-aprendizagem

Roberto Rafael Dias da Silva

Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no Ensino Médio

Rodrigo Belinaso Guimarães

House M.D. e as narrativas de ficção científica

Rodrigo Saballa de Carvalho

A invenção do pedagogo generalista: problematizando discursos de professores em processo de formação acadêmica

Rodrigo Saballa de Carvalho

O empreendedorismo como "valor pedagógico": problematizações sobre  a formação de docentes e supervisores escolares empreendedores

Rodrigo Scheeren

Entre Nietzsche e a Arte Contemporânea: cultura e arte na formação docente

Ronaldo dos Reis

Capoeira nas aulas de Educação Física: o berimbau que tocou lá também toca por aqui

Rosana Fachel de Medeiros

Os super-heróis também envelhecem: uma análise comparada da representação do corpo e das masculinidades de "Aquaman e Aqualad" e "Homem Sereia e Mexilhãozinho"

Rosângela Fachel de Medeiros

Os super-heróis também envelhecem: uma análise comparada da representação do corpo e das masculinidades de "Aquaman e Aqualad" e "Homem Sereia e Mexilhãozinho"

Rosângela Fachel de Medeiros

True Blood, o vampiro como pós-humano

Rosângela Veiga Julio Ferreira

Isto e aquilo: imagens cecilianas sobre educação e infância

Rose Meri Santos da Silva

A infância em vulnerabilidade social: modos de produção e gerenciamento

Rose Meri Santos da Silva

As políticas públicas de esporte na sociedade contemporânea: possibilidades, tessituras, operações e efeitos

Roseli Belmonte Machado

Mas isso seria uma coisa macabra! Representações de pessoas com deficiência no mundo esportivo

Rossana Cassanta Rossi

Jovens, consumo e a tradição gaúcha em uma instituição de ensino no interior do Rio Grande do Sul

Rubens Antonio Gurgel Vieira

Identidade docente no ensino superior de Educação Física: um estudo pós-crítico

Russel Teresinha Dutra da Rosa

Leitura e escrita na sala de aula também é tarefa do professor de Ciências

Ruth Pavan

A ressignificação das identidades/diferenças de gênero no GT "Gênero, Sexualidade e Educação" da ANPED

Ruth Pavan

Os estudantes de pedagogia e as representações de crianças indígenas

Sádia Gonçalves de Castro

O currículo cultural tecido no contraponto da escola e do meio ambiente natural

Samai Serique dos Santos

Professoras em Situação de Violência Doméstica

Samilo Takara

Desconstruindo estereótipos da mídia no espaço escolar

Samilo Takara

Mídia na Educação: o uso de blogs na produção de conhecimento

Sandra Coppini Rosa

A Generificação dos Corpos e a Formação das Identidades de Gênero na Infância

Sandra dos Santos Andrade

A juvenilização da EJA: o que os processos de in/exclusão têm a ver com isso?

Sandra Monteiro Lemos

"A honra de ser mulher": Gênero nas páginas da Revista Seleções - (1940 - 1960)

Sandro Faccin Bortolazzo

Amarelo, laranja e verde-limão: uma juventude colorida no compasso da pós-modernidade

Sandro Faccin Bortolazzo

Histórias que as vovós não contam mais: educação e consumo nos filmes de animação infantil

Sara Divina Melo da Silva

Modos de fazer pesquisa em Estudos Culturais: um estudo com brincantes de coco e ciranda da Paraíba

Selma França e Silva da Costa

As subjetividades do enfrentamento da morte pelo enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva

sergio eduardo mariucci

A influência da OCDE na política educacional brasileira

Sérgio Luiz Alves da Rocha

Da leitura versus imagem às imagens da leitura: contribuições da imagem fotográfica para um estudo sobre a leitura

Shirlei Rezende Sales

Objeto de desejo e repúdio no currículo: "Loira, linda, gostosa e BURRA"?

Sílvia Karla Almeida dos Santos

Tecendo os fios da meada: entre os pontos e contrapontos da atividade docente

Silvia Rosane Santos Rodrigues

O resíduo urbano e o meio ambiente - uma questão cultural

Simone Dias Cerqueira de Oliveira

Currículo do ensino de História: a seleção cultural dos conteúdos

simone olsiesky dos santos

Na Visualidade Humorística dos DAs Contemporâneos: Representações de Escola, de Professor/a e de Saber.

Simoni Timm Hermes

Entre a disciplina e a segurança: o atendimento educacional especializado

Sinthia Santos Mayer

Juventude Conectada - constituindo identidades

Sônia Maria Oliveira da Rosa

Canoas Avalia como dispositivo da governamentalidade: promessa de qualidade na educação escolarizada

Sônia Regina da Luz Matos

O mito alfabetizatório e a infância como empresário de si

Suely dos Santos Silva

Tempo, extensões e (des) continuidades: o cinema como referência cultural da juventude

Susana Rangel Vieira da Cunha

Com que roupa eu vou? Roupas Infantis: produzindo modos de ser menino e menina.

Susana Rangel Vieira da Cunha

Infâncias softs - o corpo infantil narrado nos artefatos visuais

Suzana da Conceição de Barros

Gênero e infância: desconstruindo binarismos na Educação Física

Suzana da Conceição de Barros

Sexualidade e escola: um olhar nos projetos de intervenções das equipes pedagógicas e diretivas

Taiane Santos dos Santos

A importância da Associação dos Surdos de Pelotas na construção do sujeito surdo pelotense

Taísa Caldas Dantas

As contribuições dos conceitos de identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais para o campo da educação inclusiva

Taísa Caldas Dantas

Autoadvocacia na ótica dos Estudos Culturais: um caminho para romper com a invisibilidade das pessoas com deficiência

Tales Gubes Vaz

Laila: apontamentos sobre autobiografia, sexualidade e educação em quadrinhos

Tanise Müller Ramos

Entre Cinderelas negras, Meninas Bonitas e Cabelos de Lelê: o papel da literatura infantil na implementação da lei 10.639/2003

Tanise Müller Ramos

Pode a lei 10.639 promover uma educação antirracista? Uma análise sobre a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar e a produção das identidades etnicorraciais dos alunos

Tarcia Regina da Silva

Negro/a, analfabeto/a e em território de maioria afrodescendente - Que negro é esse que despertou meu interesse?

Tarcísio Duarte da Costa

Olhares sobre Educação Empoderadora: da Lição de Coisas ao Corpo Consciente

Tatiana Brocardo de Castro

Blogs juvenis - uma possibilidade de rede social

Tatiana Luiza Rech

A inclusão educacional no Governo Lula: movimentos de circulação e sedução no currículo escolar

Tatiane Matheus dos Santos

Programa Escola Aberta: espaço de inclusão, socialização e disciplinamento de jovens da periferia urbana no município de Alvorada/RS

Tayane Dias Gomes Pessoa

Ensino de Ciências em Ccontextos Formais e Não-formais - Ciência como Cultura

Teresa Kazuko Teruya

Mídia na Educação: o uso de blogs na produção de conhecimento

Teresa Kazuko Teruya

Youtube e o fascínio da imagem na escola

Thaise da Silva

Livros didáticos para o Ensino Fundamental de Nove Anos do PNLD 2010 - novas formas de pensar a alfabetização?

Thayná Marracho Marques

JUvenilidades contemporâneas: por dentro do seriado GLEE

Thayse Adineia Pacheco

"Mulheres exatas e da terra": Mapeando campos de estudo e questionando gêneros nas ciências

Thiago Augusto da Conceição

Gênero e sexualidade nas práticas discursivas de professores gays que atuam na docência nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Belém do Pará.

Thiago Ranniery de Oliveira

Crueldade da Cultura, Crueldade do Currículo: cartas para uma exigência ética da crueldade curricular

Thiago Ranniery de Oliveira

Do governo dos gays: homofobia, mídia e modos de subjetivação de homossexuais

Valéria Aparecida Calderoni

Alunos Índios urbanos- sujeitos ambivalentes, pois, afinal, quem é índio neste contexto?

Valéria Aparecida Calderoni

PJ - constituição e representação da identidade de um aluno índio.

Valéria Fabiane Braga Cabral

As Poéticas Visuais Contemporâneas na Formação de Professores

Vândiner Ribeiro

A cultura do campo e a escola diferente demandada e divulgada no MST

Vanessa Caldeira Leite

Os sentidos da prática nos discursos das políticas educacionais e nos discursos dos professores

Vanessa Elisabete Urnau Bones

Sujeitos constituídos pela linguagem

Vania Tanira Biavatti

Governamentalidade e escolarização: aprendizagens de gestão

Vera Elenei da Costa Somavilla

Posso encomendar um filho como eu quiser?A propaganda das possibilidades da reprodução artificial em um jornal gaúcho

Vera Lúcia Gainssa Balinhas

Jovens na escola: ligações entre o currículo e a festa

Vera Regina Serezer Gerzson

Mídia, consumo e educação no cotidiano infantil

Vilma Nonato de Brício

Aspectos da vida cidadã: um dispositivo curricular laico e religioso de normalização de gênero e sexualidade

Violeta Porto Moraes

A língua de sinais como estratégia para a promoção da inclusão: uma análise acerca do kit "Educação de Surdos"/MEC

Virginia Georg Schindhelm

Falares e sentires dos educadores sobre a sexualidade infantil

Viviane Cristina dos Santos Maruju

A Escrita de Si nos Relatórios de Estágio

Viviane Inês Weschenfelder

A cultura afro-brasileira e sua produção cultural: uma análise do filme '360'

Viviane Menezes de Amorim

Identidade territorial e interculturalidade:articulações possíveis no cotidiano escolar

Wilson Alviano Júnior

Formação inicial em Educação Física: Análises de uma construção curricular

Windyz Brazão Ferreira

Por uma cultura inclusiva: A ação transformadora da mulher com deficiência rumo ao crescimento / fortalecimento de seus pais

Windyz Brazão Ferreira

Vulnerabilidade de jovens com deficiência: autoadvocacia como base da ruptura com o assujeitamento

Zenete Ruiz da Silva

Trabalho docente e a interculturalidade: Dimensões culturais na prática docente

Zenilda Cardozo Sartori

A centralidade da visão e a visibilidade dada ao corpo na atualidade